Novos conselhos municipais tomam posse nesta terça-feira (24)

23 de julho de 2018 11:21
Comunidade , Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

Na noite desta quarta-feira (24), acontece a posse de dois novos conselhos municipais: o Conselho Municipal da Mulher (CMDM) e Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Os dois conselhos têm como objetivo deliberar e fiscalizar, além de executar.

O CMDM é um órgão permanente, paritário, deliberativo, controlador e fiscalizador, que visa acompanhar e promover políticas governamentais, medidas e ações para a garantia dos direitos da mulher.

Dentre os principais objetivos estão: formular diretrizes e propor políticas públicas visando à eliminação das discriminações que atingem as mulheres; receber denúncias de violação dos direitos da mulher e encaminhá-las aos órgãos competentes, efetivando a legislação pertinente; estimular, apoiar e desenvolver estudos, projetos e debates relativos à condição da mulher; dentre outros.

Esse conselho terá o direito de apoiar e reivindicar, defender os direitos da mulher, além de elaborar um plano municipal de políticas para a mulher.

Já o CMJ é um conselho construtivo e deliberativo que visa auxiliar o poder Administrativo na promoção de atividades e políticas públicas de interesse da juventude, garantindo sua participação também na construção de planos voltados a esse público.

Esse conselho também será um canal de comunicação direto dos jovens com a Administração, demonstrando seus interesses e reivindicações para o poder público. Também visa estabelecer diretrizes de atuação, elaboração, planejamento e implementação às políticas voltadas à juventude.

O CMDM irá lutar pelos direitos da mulher e o CMJ buscará dar voz e incluir os jovens cada vez mais, atendendo seus anseios e necessidades.

Após a posse, até a metade do mês de agosto serão realizadas reuniões com o intuito de eleger a mesa diretora de cada conselho. Ambos serão compostos por representantes de entidades governamentais e sociedade civil.

A partir daí, a mesa diretora, juntamente com as comissões, irão criar o seu regimento interno, sempre reportando aos conselhos estadual e federal e poderá dar início às atividades.

A solenidade de posse dos dois conselhos terá início às 19h e acontece no plenário da Câmara de Vereadores de Xanxerê. Toda a comunidade, principalmente mulheres e jovens, está convidada a participar.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais