Número de nascimentos de bebês de mães adolescentes cresce em Xanxerê e região

11 de maio de 2017 11:11
Comunidade , região , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Número de nascimentos de bebês de mães adolescentes cresce em Xanxerê e região Só nos primeiros quatro meses do ano, os casos aumentaram em 1,7% (Foto: Divulgação)

Em Xanxerê os casos de gravidez na adolescência cresceram 1,7%, somente nos primeiros quatro meses desse ano de 2017, se comparado com os últimos dois anos. O Hospital Regional São Paulo, atende a região da AMAI e São Lourenço do Oeste e registra em média 1.400 nascimentos por ano, destes mais de 20% são de bebês filhos de mães adolescentes.

Em 2015 e 2016, 21% dos nascimentos registrados são de mães adolescentes, totalizando 294 nascidos em cada ano. Em 2017, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril já são contabilizados cerca de 317 nascimentos, sendo 22,7% em comparação a média total de um ano.

A maioria dos casos de gravidez ocorre de forma indesejada, e as consequências para essas jovens mamães podem ser perturbadoras, pois é necessário um acompanhamento especial. O Ministério da Saúde vem investindo em políticas e ações que visam auxiliar essas situações. Como é o caso da distribuição da Caderneta de Saúde de Adolescentes (CSA), no qual é voltada para homens e mulheres, com linguagem acessível e orientações sobre prevenção e cuidados que um jovem necessita ter.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais