Número de pacientes que agendam consulta mas não comparecem é grande, diz secretário

21 de dezembro de 2017 09:38
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Número de pacientes que agendam consulta mas não comparecem é grande, diz secretário Foto: Divulgação

O número de pessoas que marcam consultas na rede pública de Xanxerê e não comparecem para o atendimento ou também não cancelam com antecedência, é grande. Como a fila de espera não diminui, a situação prejudica outras pessoas que necessitam de ajuda. A Secretaria de Saúde, está criando que um mecanismo de controle de agendamento, que promete reverter a situação no próximo ano.

“Tem muitas pessoas que acabam desistindo e não comparecem nas consultas. E principalmente tem pessoas que fazem os exames e não vão buscar. Isso prejudica nosso trabalho. Tem pessoas que poderiam ser atendidas mas devido a essa situação, não são”, comenta o Secretário de Saúde, Arnaldo Lovatel.

A justificativa, segundo Arnaldo, é que as pessoas apresentam melhoras no problema, durante a espera e por isso acabam desistindo.

“A pessoas apresentam o problema, fazem os exames, mas durante a espera para a apresentação dos mesmos, elas acabam apresentando melhoras e diante disso não comparecem nas consultas, acabam desistindo. Mas o problema não é solucionado, então ela recai de novo, volta para o Posto e sempre continua nesta rotina”, explica.

O secretário de Saúde destacou que para o próximo ano, a Secretaria terá mudanças, até mesmo a contratação de novos médicos. Neste momento, um levantamento de todas as pessoas que são atendidas nas unidades de saúde está sendo realizado.

 

Ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde durante 2017

 

– Comissão Projeto Saúde Superior – curso de medicina em Xanxerê

– Mutirão de eletrocardiograma, exames (mamografias, tomografias, eletroneuromiograma, ultrassons) e cirurgias de cataratas e eletivas.

– Reforma do Posto do Bairro São Romero

– Realização dos testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) nos postos

– Inauguração dos postos de saúde dos Bairros Tacca e Vista Alegre

– Reestruturação da Sala de Situação de Combate à Dengue e mutirão


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais