Números de animais abandonados aumenta em época de férias

27 de dezembro de 2017 09:56 | Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Números de animais abandonados aumenta em época de férias Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Com a chegada do verão, muitas pessoas se preparam para aproveitar as férias em praias ou locais turísticos. A temporada acaba não sendo tão alegre para alguns animais. O número de cães e gatos abandonados nesta época do ano cresce razoavelmente.

De acordo com o zootecnista Vagner Ribeiro, além das viagens, os fogos de artifícios que aumentam nessas épocas do ano, também são os motivos para os abandonos de animais.

“Esse número aumenta porque o pessoal acaba indo viajar e não tem onde deixar o animal, então acaba abandonado. Outra questão é as dos fogos nessa época do ano. Muitos animais se assustam e acabam fugindo, sem mesmo o dono perceber”.

Além disso, essa época do ano também é propicia para a criação de filhotes. “Essa é a época que tem bastante filhotes e tem pessoas que não querem compromisso e acabam abandonado. Isso contribui e muito”.

Por esse motivo, é necessária a conscientização da população, para o não abandono dos animais. “Antes de ter um animal, uma pessoa precisa ter esses cuidados. Precisa pensar nos animais, precisa pensar nessas questões. O animal também precisa de um ambiente confortável e sem estresse”, conclui.

Xanxerê não tem um órgão que fiscalize o abandono e que recolha animais das ruas. Estes trabalhos são feitos pelas ONGS de proteção animal, como por exemplo o Grupo Bem Estar Animal.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais