Nutricionista comenta os benefícios do pinhão

30 de abril de 2016 08:45
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Nutricionista comenta os benefícios do pinhão Pinhão. (Foto: Reprodução)

Com a chegada do inverno, também chega a época do pinhão. Há algumas semanas já foi liberado a comercialização desta semente e a nutricionista Mariana Ferri D’Avila comenta os benefícios do pinhão para a saúde.

“Essa semente da árvore Araucária é muito nutritiva, bastante versátil, tratando-se de ótima opção para o consumo durante o inverno. Deve sempre ser consumido cozido (faço na panela de pressão por 40 minutos no máximo) ”, explica a nutricionista.

Apesar de ser um alimento relativamente calórico (100 g pode ter até 196 kcal), é um alimento que devido à presença de ácido linoleico, ajuda na liberação de colecistoquinina e com isso, aumenta a sensação de sociedade e diminui compulsão alimentar.

“Para quem pratica exercício físico, também é considerado um ótimo alimento para diminuir fadiga muscular, por seu rico em magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Devido à presença desses minerais, ajuda muito na saúde óssea também”, diz.

Por ser rico em vitaminas K e E e outros antixoxidantes, ajuda na saúde cardiovascular, tem ação antioxidante e anti-envelhecimento precoce e estimula o sistema imunológico.

“Outro benefício já comprovado é para a saúde ocular, pois são ricos em Luteina, um antioxidante que melhora e previne algumas doenças dos olhos. A quantidade de consumo diário é individual, e pode ser consumido tanto em receitas, quanto como lanches da tarde ou da manhã”, finaliza a nutricionista.


Por: Patricia Silva

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