Nutricionista vai acompanhar entrega do leite integral para famílias de Xanxerê

20 de agosto de 2018 11:29
Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Nutricionista vai acompanhar entrega do leite integral para famílias de Xanxerê Secretaria de Assistência Social (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Em busca de melhorar a entrega do leite integral para alimentação, a Secretaria de Assistência Social do município regulamentou a cessão de entrega dos produtos. As crianças que possuem direito a esse benefício, são aquelas de um a dois anos, vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mediante ao estudo socioeconômico elaborado pela assistente social, a qual avaliará a necessidade do benefício em decorrência da vulnerabilidade social; mediante também a receita médica e da avaliação da nutricionista.

De acordo com a diretora de assistente social de Xanxerê, Luciana Contini, agora as crianças receberão também acompanhamento com uma nutricionista.

“Mudou a forma de acesso. A pessoa que precisa do leite vai passar primeiro no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), vai ter a avaliação da assistente social, depois ela vai para a Unidade de Saúde. Lá o médico vai avaliar e emitir a receita e aí, uma vez por mês, a nutricionista vai estar no Cras, fazendo a avaliação da criança”, explica.

Samantha Roloff, assistente social, comenta que a responsabilidade da Assistência Social de Xanxerê é entregar o leite para crianças em vulnerabilidade social.

“A responsabilidade de entregar leite para crianças com algum tipo de necessidade é da Saúde, esse leite a Secretaria de Saúde continua entregando. Já a Assistência Social, tem como objetivo a garantia de alimentação. Isso também é uma forma de colocar eles no serviço de convivência de zero a seis anos, que é um programa de proteção e prevenção de risco. Eles terão atividades em uma oficina de yoga que vai ajudar no cuidado e no desenvolvimento do afeto com essas crianças, então vamos fomentar os cuidados dos pais com essas crianças também”.

A nutricionista Christiane Arcari, responsável pelas avaliações estará nas terceiras segundas-feiras do mês no Cras I e, nas últimas segundas-feiras do mês no Cras II.

“Vamos avaliar os dados encaminhados pela Saúde, mas, a avaliação é para ver se a quantidade que eles têm recebido em outros programas é adequada para a idade ou não. No modelo que tínhamos, eles apenas recebiam o leite, agora, pensando mais na criança e na família estamos melhorando o atendimento. Até porque, tinham crianças que estavam recebendo bastante leite e outras não. Agora vamos avaliar as necessidades que as crianças possuem”, conclui.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais