Ônibus Lilás: Cerca de 100 mulheres participam de encontro na Linha Cambuinzal em Xanxerê

3 de julho de 2017 15:38
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Ônibus Lilás: Cerca de 100 mulheres participam de encontro na Linha Cambuinzal em Xanxerê Fotos: Rafaela Forchesatto/Lance Notícias

Em busca de conscientizar as mulheres e homens que residem no meio rural, sobre os direitos da mulher, violência doméstica e para divulgar os serviços públicos existentes para proteção social, está em Xanxerê, nesta segunda-feira (03), o Ônibus Lilás.

O veículo é preparado para transitar em áreas rurais e está equipado para prestar orientações. Ele possui salas com divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado e está realizando os atendimentos no Centro Comunitário da Linha Cambuinzal, interior do município.

Rosane Gusso, Gerente de Políticas Públicas da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, comenta que um estudo realizado recentemente comprova que nas comunidades do interior, são os locais onde há mais registros de violência contra as mulheres.

“O ônibus veio através do Estado de Santa Catarina com a parceria do Governo Federal e ele visita os municípios. Agora está na nossa região e veio visitar Xanxerê e Ponte Serrada. Ele atende principalmente às comunidades rurais onde o acesso é mais difícil. Um levantamento nos diz que às comunidades do interior são onde acontecem mais violência contra a mulher e estamos aqui, para que através de palestras e ações, realizar a conscientização”.

Participam do evento cerca de 100 mulheres que residem no interior do município.

Terezinha Fabrício, de 78 anos, mãe de cinco filhos, destaca que esse tipo de ação valoriza o trabalho das mulheres.

“Eu fui convidada para estar aqui e estou gostando muito. Nessa vida nós só trabalhamos e essa é uma oportunidade de aprender coisas novas. Eu já sofri muito, sempre trabalhei no meio rural e eventos como esse valorizam as mulheres”.

Ivone Sirino, secretária de Assistência Social de Xanxerê, salienta que o Ônibus é umas das formas para que a violência diminua.

“Esse Ônibus Lilás é um símbolo para trabalharmos com às comunidades do interior, porque a violência também existe no interior e nós como mulheres temos o direito de defender e dar um rumo para que a violência acabe. Isso não pode existir mais”.

Nesta terça-feira (04) e quarta-feira (05), o veículo estará em Ponte Serrada.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais