Operação Alerta Vermelho visita cerca de 300 residências em Xanxerê

9 de julho de 2018 19:47
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Operação Alerta Vermelho visita cerca de 300 residências em Xanxerê (Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Entre os dias 30 de junho e 7 de julho o Corpo de Bombeiros de Xanxerê realizou a operação Alerta Vermelho. A ação foi realizada para marcar o Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro, comemorado no dia 2 de julho.

Conforme o subcomandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê, Major André Grigulo, foram visitadas cerca de 300 residências nos bairros Pinheiro, Santa Cruz, Santos Dias, São Pedro, São Romeiro e Bairro Leandro.

O principal objetivo foi orientar a população quanto aos cuidados domésticos que geram incêndios, como uso de gás de cozinha, energia elétrica, velas, aquecedores, fogão a lenha, álcool e outros produtos de químicos domésticos que causam acidentes.

“Como na maioria das residências que visitamos são pessoas de baixa renda que moram, muitas pagam aluguel, não conseguem fazer muitas melhorias como colocar o gás do lado de fora, trocar o sistema elétrico, mas as orientações foram repassadas para tentar motivar eles a ter essa preocupação com a prevenção”, destaca Grigulo.

Conforme Grigulo, muitas irregularidades foram encontradas, situações que podem resultar em acidentes. “Os bombeiros relataram que teve casas que o gás fica em um armário com coisas em cima, parte elétrica velha que precisaria ser substituídas, pois pode gerar um curto. Nós orientamos, mas não temos o poder de fiscalização nas casas, só fiscalizamos edificações comerciais e industriais, mas esperamos conscientizar as pessoas”.

Também foram visitadas sete escolas, repassando orientações aos alunos. A intenção é realizar atividades como essa todos os anos na semana do bombeiro.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais