Ossário poderá ser construído com recursos próprios da Administração

22 de fevereiro de 2019 09:28
Obras , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Ossário poderá ser construído com recursos próprios da Administração Cemitério de Xanxerê (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Por conta da falta de planejamento para a construção do Cemitério Municipal, foi aberto um processo para regularização dos terrenos lá existentes. E, para solucionar o problema, a Administração estuda a construção de um ossário para colocar os restos mortais de terrenos que estão abandonados ou não foram regularizados.

De acordo com o secretário de Agricultura, Edson Zape (Timão), o projeto que já havia sido feito já não atendia mais as necessidades e foi buscada uma nova empresa para que fosse feito um novo projeto.

– Encontrei uma outra empresa, aqui de Xanxerê, que faz o ossário com pré-moldados. Eles estão finalizando o orçamento e devem nos repassar nos próximos dias. Assim a construção poderá ser feita de forma mais rápida e a possibilidade de ampliação, se for necessária, fica mais fácil também – comenta.

Segundo ele, o prefeito Avelino Menegolla autorizou para que a obra fosse licitada assim que todo o projeto seja readequado. Caso a Administração não consiga recursos externos, a obra poderá ser feita com recursos próprios.

– O prefeito já nos autorizou a licitar e há chances de que a obra seja feita com recursos próprios caso a gente não consiga recursos de fora – explica Zape.

Com a construção do ossário, cerca de 300 terrenos no cemitério poderão voltar para a Prefeitura e ser regularizados e comercializados. Isso porque, em terrenos abandonados ou irregulares, os restos mortais serão recolhidos e colocados no ossário. O Cemitério possui atualmente mais de 35 mil pessoas sepultadas.

A nova construção será feita onde hoje estão instalados os banheiros. Estes, por sua vez, serão construídos novos, inclusive com acessibilidade.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais