Outubro Rosa: secretaria de saúde oferece exame preventivo todos os sábados neste mês

14 de outubro de 2016 10:54
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Outubro Rosa: secretaria de saúde oferece exame preventivo todos os sábados neste mês Outubro Rosa: secretaria de saúde oferece exame preventivo todos os sábados neste mês (Foto: Divulgação/Rede Princesa)

 

O mês de outubro é conhecido como o mês de combate ao câncer de mama e prevenção à saúde da mulher. Visando dar mais opções para as mulheres xanxerenses a secretaria de saúde realiza todos os sábados deste mês a coleta de material para o exame preventivo. A coleta acontece no Centro de Especialidades, localizado na Rua Ouro Preto, bairro Tonial.

A secretaria está realizando uma escala para o atendimento, no último sábado (8) o atendimento aconteceu no período da manhã, neste sábado (15) deve acontecer no período da tarde, no sábado (22) de manhã e no seguinte, dia 29 a tarde novamente.

“Não é necessário agendamento, é só chegar no local e em seguida será atendida de acordo com a ordem de chegada. Esta também é uma ação do Outubro Rosa, para que além de prevenir o câncer de mama, as mulheres também possam cuidar da sua saúde com o exame preventivo”, destaca a secretária de saúde, Cleci Zanin.

 

Quem deve fazer o exame

Mulheres com mais de 21 anos de idade; mulheres com vida sexual ativa; mulheres com histórico médico de doenças sexualmente transmissíveis; mulheres que em qualquer momento de sua vida, sinta algum desconformo durante o ato sexual, observem corrimento vaginal com odor desagradável, sangramento fora do período menstrual ou quaisquer anomalias.

 

Qual o intervalo de tempo entre um exame e outro

Por se tratar de um exame preventivo, ele deve ser feito no mínimo uma vez por ano. Existem tratamentos médicos que dizem que mulheres com mais de 30 anos, com parceiro sexual fixo e três exames papanicolau com resultado normal, podem se isentar de fazer o exame papanicolau anualmente. Vale lembrar que, mesmo nessas condições, a consulta ginecológica anual deve ser feita. Mulheres com quaisquer problemas detectados como HPV ou aquelas com muitos parceiros, devem procurar o serviço a cada seis meses.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais