Outubro Rosa traz resultados positivos no combate ao câncer de mama

31 de outubro de 2018 13:13 | Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Outubro Rosa traz resultados positivos no combate ao câncer de mama Foto: Divulgação

Durante o Outubro Rosa, é ainda mais estimulado que as mulheres realizem o auto exame para diagnosticar precocemente o câncer de mama. Nas Unidades de Saúde já foi realizado mais de 1.716 exames, acumulados desses o início do ano até 14 de setembro.

Depois da realização dos exames, os casos que acusaram algum problema na mama, foi contatado as mulheres para se dirigirem as Unidades de Saúde, onde foram atendidas e encaminhadas para realizar mais exames.

Destas mulheres que realizaram exames nas Unidades de Saúde, 150 de pacientes foram diagnosticadas com alguma alteração na mama, e em torno de 15 mulheres com agravamento mais sério, e foram encaminhadas para a realização de mais exames para confirmar a situação.

A secretária Municipal de Saúde, Irene Salete Goralski explica sobre essa devolutiva dos exames. “O objetivo é dar continuidade a esses exames, não deixá-los engavetados. Hoje nossa meta é realizar o exame de ultrassom de mama com todas as mulheres que tem exames encaminhados, para encerrar a parte do outubro rosa e iniciar a programação do novembro azul”.

Lembrando que os exames de câncer de mama podem ser realizados o ano todo, eles são apenas reforçados no outubro rosa.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais