Paciente reclama após buscar vacinação em Posto de Saúde e não ser atendido

28 de janeiro de 2019 16:05
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Paciente reclama após buscar vacinação em Posto de Saúde e não ser atendido Foto: Divulgação

No último sábado (26), aconteceu o primeiro Dia D da Saúde de Xanxerê. Durante todo o dia todas as unidades de saúde do município estiveram abertas para atender os pacientes. Neste dia, com exceção de consultas, foram oferecidos todos os serviços normais da unidade.

Ademais, o Lance Notícias recebeu uma reclamação de um paciente que teria se dirigido até uma unidade de saúde para realizar uma vacina e as enfermeiras não teriam aplicado a dose no paciente.

Para esclarecer o caso, a reportagem do Lance Notícias buscou a secretária de Saúde, Irene Goralski, que entrou em contato com a equipe responsável pela unidade de saúde que relatou dois casos onde não houve a vacinação dos pacientes.

– Tiveram dois casos específicos na unidade de saúde. Primeiro, de um paciente que chegou perto das 16h, que foi até a porta e falou que precisaria de uma vacina contra Febre Amarela e a enfermeira informou que naquele dia não poderia aplicar essa vacina. Isso porque, para poder tomar essa vacina, é necessário ter mais de 60 anos ou prescrição médica com indicação – comenta.

E, o segundo caso, era de uma família onde o marido solicitou uma vacina, mas não tinha a caderneta de vacinação.

– Outro caso foi de uma família, que foi o casal e a criança e eles olharam as carteirinha, aplicaram uma vacina e o homem também queria verificar as vacinas, mas ele não levou a carteirinha e era de outra unidade, sendo que ele informou que perdeu o documento. E, o nosso sistema é digital e interligado desde 2007, antes disso era manual, então não tem como fazer essa consulta. Então, ela orientou que ele deveria ir até a unidade e solicitar uma nova carteirinha, para depois ter o acompanhamento – conta.

Nesses casos, a secretária destaca que caso haja problemas em unidades de saúde, o paciente pode buscar contato direto com ela.

– Foram dois casos isolados, mas o que pedimos é que, caso algum paciente tenha problemas com as unidades de saúde, que entre em contato comigo, vindo até a Secretaria ou ligando. Eu quero resolver os problemas e organizar tudo. Por isso peço que se os pacientes tenham problemas, que tragam para mim – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais