Saúde

Lance Notícias | 20/10/2020 11:21

20/10/2020 11:21

54709 visualizações

Pacientes continuam esperando por cirurgias de alta complexidade, em Xanxerê

Muitos pacientes de Xanxerê continuam esperando para realizar uma cirurgia de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde. São muitos pedidos de ajuda que chegam até a redação do Lance Notícias de pessoas que precisam realizar o procedimento cirúrgico e que não podem mais esperar. Por isso, a equipe de reportagem conversou com a secretária […]

Pacientes continuam esperando por cirurgias de alta complexidade, em Xanxerê Foto: Divulgação

Muitos pacientes de Xanxerê continuam esperando para realizar uma cirurgia de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde. São muitos pedidos de ajuda que chegam até a redação do Lance Notícias de pessoas que precisam realizar o procedimento cirúrgico e que não podem mais esperar.

Por isso, a equipe de reportagem conversou com a secretária de saúde de Xanxerê, Irene Goralski, que explicou sobre toda esta situação.

– Algumas cirurgias são de responsabilidade do Estado. E algumas são eletivas. Nós não estamos tendo agenda para realizar estas cirurgias junto com o Hospital Regional São Paulo. As cirurgias mais graves, como problemas renais, ortopedia, coluna, elas dependem do Estado. Mas infelizmente hoje não temos um profissional que faça esses procedimentos na rede básica – disse a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, hoje o município não tem o profissional habilitado para que possa ser realizado o credenciamento junto com o hospital.

– Realmente as pessoas estão sofrendo. Nós do município não temos como fazer esses procedimentos, infelizmente. Hoje nós não temos um proctologista que poderia estar realizando estas cirurgias. Tem muitas pessoas que precisam fazer aquela retirada da bolsa, que muitas vezes elas chegam no hospital pra fazer a cirurgia. E a reversão disso nós não temos no SUS. Tem pessoas que ficam na fila dois, três anos, seis anos e acabam não conseguindo – finalizou.

Deixe seu comentário