Comunidade

Lance Notícias | 19/10/2020 18:30

19/10/2020 18:30

108833 visualizações

Pai e filho: xanxerense Leandro Bicigo conta sua paixão pelo ciclismo e o pedal em dupla

A paixão pelo ciclismo é antiga na vida do xanxerense Leandro Bicigo. Ele que sempre praticou o pedal, não deixou que a perda da visão o limitasse e hoje, com seu filho Nataniel, participa de atividades com os grupos de ciclismo do município. – O ciclismo é uma paixão antiga, antes de perder a visão […]

Pai e filho: xanxerense Leandro Bicigo conta sua paixão pelo ciclismo e o pedal em dupla

A paixão pelo ciclismo é antiga na vida do xanxerense Leandro Bicigo. Ele que sempre praticou o pedal, não deixou que a perda da visão o limitasse e hoje, com seu filho Nataniel, participa de atividades com os grupos de ciclismo do município.

– O ciclismo é uma paixão antiga, antes de perder a visão eu já praticava a atividade, e depois que isso veio a acontecer, eu comecei a praticar outras modalidades, como o atletismo, corridas, natação e assim fui seguindo com as práticas esportivas dentro da deficiência visual – contou ele ao Lance Notícias.

Em meados de 2009, Leandro foi convidado pelo então prefeito na época, para iniciar o departamento de paradesporto no município. E a iniciativa teve um resultado surpreendente.

– Ajudamos a recuperar muitas pessoas de depressão, vícios e até mesmo promovendo a superação, pelas sequelas das deficiências. Conseguimos ótimos resultados na prática esportiva no município ­– comentou.

Em relação ao pedal, Leandro contou que se entristecia por não encontrar uma forma de praticar a atividade que tantas alegrias o havia proporcionado, até que, encontrou a bicicleta de dois lugares.

– Eu não achava uma forma de praticar a atividade, até que conheci a bicicleta de dois lugares. Na época eu estava da Apadavix, e era uma bicicleta bem precária, somente para lazer na cidade. Mas depois consegui uma melhor, e comecei participar de algumas atividades – disse.

Mas o que o deixou mesmo motivado, foi quando teve a ideia de fazer sua própria bicicleta. Isso mesmo, ele e seu filho montaram a própria bike.

– Fomos atrás de material e consegui uma parceria com a BikeBe, que até hoje me dá o suporte nesta questão. Por meio disso começamos a sair junto com os grupos de pedal e participar de eventos – contou orgulhoso.

Leandro e seu filho pedalam juntos e já participaram de longas atividades como o pedal Vargeão, cerca de três idas até Lajeado Grande, e agora o destino agora é Marema.

– Já fomos até Cambuinzal. São vários percursos e rotas diferentes. Estamos nessa já há um bom tempo, já pedalamos cerca de quatro a cinco mil quilômetros. Não tem dia, não tem hora, não tem lugar, isso que é o bacana – comentou.

Para Leandro, o objetivo em primeiro lugar é a questão da liberdade que a bicicleta oferece. Além das sensações proporcionadas.

– As diferentes sensações, como o sol, o vento, a natureza, em todos os lugares onde passamos. No interior tem cachoeiras, sítios, lugares incríveis que trazem paz e tranquilidade. É comprovado que diminui em 50% a possibilidade de depressão, além do condicionamento físico, a bicicleta é uma das melhores ferramentas para a pratica esportiva – contou.

São novas amizades, novas experiências, e o melhor de tudo, uma grande conexão entre pai e filho, que com certeza, ficará marcada no coração dos dois pela eternidade.

– São momentos que não tem preço – finaliza.

 

 

Deixe seu comentário