Palestras ministradas pelo Grupo Bem-Estar Animal buscam a conscientização

16 de agosto de 2018 11:09
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Palestras ministradas pelo Grupo Bem-Estar Animal buscam a conscientização (Foto: Divulgação)

Além dos atendimentos direcionados diretamente aos animais abandonados e de famílias carentes de Xanxerê, o Grupo Bem-Estar Animal de Xanxerê oferece também à população palestras gratuitas.

As palestras são ministradas pelo zootecnista e voluntário do grupo Vagner Ribeiro, juntamente com outros voluntários que tenham disponibilidade de participar.

Dentre os assuntos abordados estão a posse responsável, doenças mais frequentes e consequências no caso de maus-tratos.

“Levamos as cartilhas, a Derci para faz alguns truques e buscamos a conscientização com essas palestras educativas. Falamos sobre zoonose, doenças mais frequentes, posse responsável, como criar o animal, questão de leis, consequências de maus-tratos, falando da polícia e que isso é um crime”, comenta Vagner.

Além disso, é utilizado também um recurso audiovisual, com depoimentos de profissionais que atuam com os animais, bombeiros e policiais, cada um falando sobre sua competência.

Durante o encontro são abordados também os projetos desenvolvidos e mantidos pelo grupo, como a ajuda a famílias carentes com cesta básica e também ração para os animais, o projeto das Casinhas Solidárias e das coleiras refletivas.

“Repassamos orientações, principalmente sobre as casinhas e as coleiras, para que as pessoas não danifiquem ou tirem isso do animal de rua, pois a casinha é um lugar protegido e quente para ele se abrigar e a coleira é uma sinalização e também uma proteção para que o animal não seja atropelado”.

Quanto a receptiva do público, Vagner comenta que esse é um momento que as pessoas aproveitam para tirar dúvidas.

“A receptividade é boa, muitos aproveitam para tirar dúvidas, alguns não sabem como criar direito, qual a responsabilidade, quais as punições sobre maus tratos, é sobre isso que eles mais tiram dúvidas”.

Escolas e grupos da comunidade que tem interesse em receber a palestra, que é destinada para todos os públicos e idades, podem entrar em contato com membros do grupo por meio da Página no Facebook e agendar um horário.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais