Papai Noel do Brasil era o personagem principal dos eventos natalinos de Xanxerê

28 de novembro de 2018 09:25 | Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Papai Noel do Brasil era o personagem principal dos eventos natalinos de Xanxerê (Foto: Elio Lazzarotto/Arquivo Pessoal)

Elio Lazzarotto, de 64 anos, era o único Papai Noel com registro profissional do Brasil. Natural de São Lourenço do Oeste – distante cerca de 90 km de Xanxerê, Elio atuava como Papai Noel do Brasil há mais de 30 anos.

Antes de ser Papai Noel, ele era comerciante, em São Lourenço do Oeste. Lá ele tinha um bazar de importados, que vendia de cristais à papelaria. Descobriu o seu ‘dom’ em uma festa para crianças em 1982, onde animou um público de 300 crianças.

Nessa terça-feira (27), o personagem natalino do Brasil, veio a óbito. Segundo informou o Hospital Regional São Paulo, Elio foi vítima de um infarto.

A diretora de Cultura, de Xanxerê, Aguinetes Barfknecht, lamenta a morte do personagem e relembra que ele fez parte da história da cultura de Xanxerê.

– Ele fez parte da história da cultura do município. Fez vários eventos com a gente. É uma grande perda. Ele tinha contato com a gente o ano todo, para fechar os eventos de Natal. O que mais me chamava a atenção, é que ele sempre deixava a mensagem pronta para passar para as crianças, é uma marca dele, que ele deixou registrado na gente – diz.

A rotina de Elio era pesada próximo às festas de fim de ano, com isso, ele contava com um helicóptero alugado que o levava de uma cidade a outra.

– É uma perda bem grande e significativa para o município. Ele tinha um ponto positivo que queria sempre fazer uma ação social. O Elio vinha para Xanxerê, fazia o evento e visitava o hospital, Lar do Idoso. A contrapartida do trabalho dele, era essas ações sociais que ele fazia nos munícipios que ele passava.

O corpo de Elio é velado na capela mortuária da funerária Kolling, em São Lourenço do Oeste, e será sepultado 17h desta quarta-feira (28) no Cemitério Municipal da cidade.

Evento em Xanxerê

O dia 12 de dezembro estava marcado para ser a data de chegada do Papai Noel do Brasil. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Xanxerê, a programação segue normalmente, sendo que o evento não foi cancelado.

 

*Com informações G1/SC


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais