Para performar é preciso saber qual é o seu perfil comportamental

Autoconhecimento é essencial para o autodesenvolvimento

11 de março de 2019 11:35 | Visualizações: 58
Coluna Momento Coach , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Para performar é preciso saber qual é o seu perfil comportamental

Vamos falar sobre motivação? Como anda a tua motivação? A tua equipe está motivada? Na tua empresa está tendo muita rotatividade? Seus colaboradores sabem exatamente quais são os reais objetivos da tua organização?

É exatamente sobre isso, que eu quero conversar com você neste momento. Vivemos em um mundo onde a informação acontece basicamente em tempo real, isso tem exigido muito de cada um de nós, está cada vez mais difícil lidar com as frustrações, os anseios, os sonhos, os objetivos e os problemas de cada indivíduo.

Neste contexto eu trago para você, uma ferramenta com um alto índice de assertividade, que te permitirá se autoconhecer e conhecer melhor o teu colaborador.  Atualmente a ferramenta DISC é a ferramenta mais utilizada para traçar o perfil comportamental.

E você deve estar aí se perguntando, o que é isso? Como funciona? De que forma traça o perfil? Ok. Eu vou esclarecer!

 

DISC é uma nomenclatura em inglês que mede teu perfil sob quatro pilares que são eles:

D = Dominance

I  = Influence

S =Steadness

C = Consientiouness

 

O que é que isso quer dizer?

Traduzindo para o português quer dizer que nós somos avaliados sob quatro perfis, são eles: DOMINÂNCIA – INFLUÊNCIA – ESTABILIDADE E CAUTELA.

Se o teu colaborador ou você tem um perfil comportamental DOMINANTE, logo estará relativo a controle e assertividade e o  foco será  resultados. Agora, se o perfil for INFLUENTE, este perfil está relativo a relações humanas e comunicação, e o foco está em pessoas. Se o perfil comportamental der ESTABILIDADE, está relativo a paciência e a persistência, e sabe trabalhar em equipe, logo o foco também é pessoas. Agora se o perfil for CONFORMIDADE ou CAUTELOSO, está mais apto a ser um analista, porque está relativo a estrutura e organização, e o foco está em resultado.

Este teste, funciona através de um questionário, que após ser respondido, traz para nós o que chamamos de devolutiva, essa devolutiva nos permite saber qual é o seu perfil e nos permite saber também quais são as forças, as fraquezas, as ameaças e o que pode te trazer mais oportunidades.

É bom esclarecer que, não existe um perfil ideal, o que existe sim, e muito dentro das organizações, é a pessoa estar desempenhando uma função que não tem nada a ver com o seu perfil, e isso pode causar sérios danos tanto para a pessoa, como ser humano, quanto para a organização. Porque a pessoa não vai se sentir motivada, vai sentir que o trabalho é um fardo e a organização vai perder resultado. Saber o perfil comportamental tanto teu quanto do seu colaborador, faz uma grande diferença dentro da organização. Vai impactar em melhores resultados, vai te permitir montar a tua equipe capacitar ela, fazendo com que cada colaborador assuma sua função de acordo com o perfil e a vocação, isso vai maximizar os resultados da sua organização.

Eu digo para você: FUNCIONA!

Quer fazer um teste?  Pesquise o que fazem as grandes corporações, como faz uma empresa para manter motivada sua equipe de 50 funcionários, de  100, de 200, de  1000, de mais de 1000. Todas estas organizações, cuidam para reduzir a rotatividade, e como elas fazem isso? De que maneira pode impactar?

Se você pesquisar, vai notar, que o que elas fazem é investir em capital humano e no autoconhecimento.

Busque o autoconhecimento e se posicione de forma assertiva no mercado corporativo, isso te ajudará em vários aspectos, inclusive na escolha da profissão.

“O sucesso não é só para os escolhidos. O sucesso é para quem o escolhe! ” Caio Carneiro

 

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais