Paróquia de Xanxerê inicia novo método de preparação para matrimônio

16 de fevereiro de 2018 11:51
Comunidade , Religião , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Paróquia de Xanxerê inicia novo método de preparação para matrimônio Foto: divulgação

 

A Paróquia de Xanxerê está implantando um modo personalizado de preparação para matrimônio. Antes, os casais realizavam o curso em dois dias, agora serão 11 encontros personalizados, com o objetivo de acolher os casais, trocar experiências e mostrar a realidade do casamento e a importância do sacramento.

“A preparação do matrimônio será feita no formato de catequese, então, a nível de estado, foi proposto um material e está sendo usado isso. É em formato de encontros, onde os casais são acolhidos em nossas casas e são 11 encontros. 10 encontros e o 11º é a missa e uma confraternização”, comenta Vanilde Winckler, coordenadora da pastoral da família da diocese.

Porque tantos encontros?

Vanilde explica ainda que este é o momento de profunda reflexão e necessidade em entender a vida a dois para consequentemente ter um casamento feliz.

“É uma forma dos casais terem um acolhimento diferente, de criarmos um vínculo, são vários assuntos tratados como a convivência, a fé no dia a dia, educação dos filhos, administração do lar, métodos naturais, vários temas que serão discutidos. A preocupação da igreja é porque a maioria procura sem ter um entendimento do que vão realmente assumir com o sacramento do matrimônio. O casamento em si envolve o civil, a cerimônia, a festa e as vezes os noivos se preocupam mais com a festa, decoração, convite, sem realmente pensar no sacramento que estão prestes a assumir perante Deus”.

A coordenadora frisa ainda que todos os casais podem participar, não necessariamente quem já está com o casamento marcado.

“Não necessariamente quem vai casar pode participar, casais de namorados, noivos, mas que não tem a data marcada para o casamento, a intenção é justamente aprender mais sobre a convivência, para que o casamento não seja somente o sonho de entrar na igreja vestida de noiva, a igreja entende esse sonho, mas também é necessário entender que existe muito mais, o sacramento, para fortalecermos ainda mais as famílias para termos casais e filhos felizes, onde Jesus faz parte da família”, finaliza.

No fim de fevereiro a paróquia de Xanxerê deve iniciar com dois grupos formados por 3 casais cada e dois casais acolhedores. Vanilde pede que os casais interessados não deixem para a última hora, pois os encontros podem acontecer semanalmente ou quinzenalmente, porém, a duração será em média de dois meses.

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais