Paróquia de Xanxerê oferece hóstias sem glúten para fiéis com intolerância

27 de dezembro de 2016 09:45
Comunidade , Religião , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Paróquia de Xanxerê oferece hóstias sem glúten para fiéis com intolerância Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

 

Ir à igreja, participar dos momentos de oração e reflexão e no fim, comungar faz parte das cerimonias de cultos e missas. Mas, é necessário levar em consideração que algumas pessoas possuem intolerância ao glúten, então, como estas pessoas comungam se as hóstias são feitas de trigo?

A Paróquia Senhor Bom Jesus, de Xanxerê, oferece as hóstias sem glúten para os fiéis com intolerância. O Padre Marcelo Spezia, explica que a hóstia sem glúten passou a ser oferecida após a procura por parte da comunidade.

“Principalmente na catequese as crianças e jovens comentavam sobre a necessidade da hóstia sem glúten e então passamos a oferecer. Mas, por enquanto a procura ainda é baixa. Lembramos que a hóstia sem o glúten é o mesmo que a hóstia normal, a matéria da eucaristia é o pão sem fermento e o glúten é um elemento da farinha que não interfere na essência da matéria prima para a validade do sacramento”, explica.

Para ter acesso é simples, basta solicitar ao ministro da sua comunidade, que ele entrará em contato com a paróquia e fará a aquisição.

“Basta chegar um pouco antes da missa ou culto e pedir para os ministros. Se pedir antes eles terão tempo de preparar, manusear da forma correta e deixá-la disponível, por que como a procura é baixa, se não solicitar antes da missa ela nem é preparada”.

Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, a doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. É uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. O tratamento indicado para os celíacos é evitar por toda a vida alimentos que contenham glúten. Trata-se de uma doença que atinge um número significativo de pessoas e com variada intensidade. Existem celíacos que apresentam uma reação leve ao glúten e outros uma reação extremada.

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais