Paróquia de Xanxerê passa por processo de fortalecimento da comunidade cristã

12 de julho de 2017 11:39
Comunidade , Cultura , Religião , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Paróquia de Xanxerê passa por processo de fortalecimento da comunidade cristã Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Há dez anos a Igreja Matriz de Xanxerê trabalha com um processo de nucleação dos Bairros. Após uma conferência Latino Americana Episcopal na cidade de Aparecida em São Paulo, foi definida que todas as igrejas devem formar núcleos de oração para que haja uma participação maior da comunidade.

O Pároco Claudir Meotti, ressalta que o propósito da nucleação é fortalecer e conduzir a comunidade até a igreja.  Já foram nucleados três bairros do município, o Bairro Matinho, Aparecida e Vista Alegre. Em processo de adaptação está o centro e o Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

“Nos três bairros existem aproximadamente 30 núcleos formados, contando com a presença de 10 a 15 famílias em cada grupo”.

São realizados três encontros anuais em cada núcleo, sendo eles na Quaresma, na Festa do Padroeiro e no advento próximo ao Natal.

“Nesses encontros procuramos dar mais atenção para as pessoas enfermas ou que adoeceram, fazemos uma oração para esses fiéis que não conseguem ir até a igreja. Marcamos uma visita para os doentes e com isso o ministro dos enfermos começa a acompanhar, realizando visitas mensais”.

O Pároco comenta ainda que a igreja deseja nuclear todos os bairros, mas para isso é necessário que a comunidade entenda que esse processo não é a criação de pequenas igrejas, e sim, um encontro que fortalece a igreja maior.

“Os encontros são realizados sem nenhuma estrutura, são realizados na casa das pessoas, para fortalecer a fé e o vínculo de vizinhança”, comenta Claudir.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais