Participação da mulher na política é tema de palestra na Amai, em Xanxerê

13 de agosto de 2019 09:32 | Visualizações: 44
Política Compartilhar no Whatsapp
Participação da mulher na política é tema de palestra na Amai, em Xanxerê Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (13), a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) recebe a palestra com tema “A participação da Mulher na Política”, ministrado pela advogada e mestre em Direitos Humanos, Aline Eggers. A participação da mulher na política é um tema que a Amai vem debatendo com a região e, neste ano, lançou o Projeto “Eu, Mulher” que apresenta a realidade política em relação a participação das mulheres e visa o incentivo a ascensão aos cargos de liderança e participação política.

O projeto tem como ponto inicial, uma trajetória de mais de 90 anos, quando Alzira Soriano, Berta Lutz e Carlota de Queiroz aparecem em campanha. Antes mesmo da conquista do direito do voto feminino, em 1929, Alzira Soriano é eleita na cidade de Lages, no Rio Grande do Norte, a primeira prefeita mulher no país. Jornais internacionais como o The New York Times, citaram Alzira como a primeira prefeita da América Latina. Em 1934, Carlota Pereira de Queiroz, é eleita como a primeira mulher deputada federal. Já Berta Lutz é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras.

E, agora, após mais de 70 anos de direitos políticos adquiridos, o projeto e documentário “A realidade por trás do Palanque” vem para apresentar as mulheres referência na região Oeste. Assista o vídeo no Youtube.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais