Partidos têm até o dia 5 de agosto para definir nomes de candidatos

15 de junho de 2016 09:59
Eleições 2016 , Política Compartilhar no Whatsapp
Partidos têm até o dia 5 de agosto para definir nomes de candidatos Promotor fala sobre calendário eleitoral (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

2016 é ano eleitoral e as eleições municipais acontecerão apenas em outubro, porém o calendário eleitoral define o passo a passo para os candidatos e partidos desde o início do ano. Em Xanxerê, o promotor que deverá ser responsável pelas eleições municipais é Marcionei Mendes, que explica sobre o que pode e o que não pode.

Neste momento, os partidos ainda estão definindo seus pré-candidatos e conversando com outros partidos para definir as coligações. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções e definir os seus candidatos.

Os candidatos de todos os partidos têm até o dia 15 de agosto, mais precisamente até as 19 horas para registrar o nome dos candidatos que irão concorrer à vaga almejada.

A partir do dia 16 de agosto iniciam as campanhas e todas as propagandas eleitorais em todos os veículos de comunicação. Antes desta data nenhum candidato pode falar sobre seus projetos se eleito, isso é tratado como campanha antecipada e é crime.

“Por enquanto os candidatos podem apenas falar sobre suas qualidades, falar sobre sua carreira política, sobre sua carreira profissional, formação, projetos e ações que já desenvolveu no decorrer da sua vida, mas falar de projetos se forem elegidos, prometer que ser eleito irá dar atenção às creches, por exemplo, já não pode”, explica Marcionei.

Leia também:

Xanxerê registra mais eleitores vendendo votos do que políticos comprando, afirma promotor

 

Confira o calendário eleitoral completo AQUI.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais