PCH localizada em Xanxerê entrega Plano de Ação Emergencial à Defesa Civil

24 de abril de 2019 09:52 | Visualizações: 578
Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
PCH localizada em Xanxerê entrega Plano de Ação Emergencial à Defesa Civil Foto: divulgação

Nos últimos dias foi realizada uma reunião no Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Xanxerê, para apresentação do Plano de Ação Emergencial (PAE) das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de Salto Passo Velho e Salto Voltão, aos coordenadores municipais de Defesa Civil dos municípios de Xanxerê, Bom Jesus e Ipuaçu.

A elaboração dos planos é de responsabilidade dos empreendedores e é necessário repassar às coordenadorias municipais e regionais, para que estas possam incluir os dados nos Planos de Contingências que os municípios estão desenvolvendo.

– Agora que os planos foram entregues, a Defesa Civil analisa, estuda e aguarda a vistoria da Agência Nacional de Águas (ANA). Todas as PCHs da nossa região possuem o Plano de Ação Emergencial, este é responsável por apontar todos os dados necessários para se ter uma ação de resposta em caso de desastre – explica Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil.

Não há data para acontecer esta vistoria da ANA, mas deve ocorrer nos próximos meses. Além disso, se planeja realizar um trabalho de orientação com os moradores ribeirinhos, os que seriam atingidos caso ocorra um rompimento, isso porque, estes moradores precisam ser treinados para saber agir nestes momentos, bem como, ter conhecimento das rotas de fuga, que também devem existir nas localidades.

::: Leia também

Defesa Civil busca implementar plano de ações emergenciais com empreendedores de barragens
Barragens de Xanxerê e região estão na lista de fiscalização imediata

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais