Pensando no futuro: adolescentes do Casep iniciam curso de marcenaria

26 de julho de 2019 15:27 | Visualizações: 249
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Pensando no futuro: adolescentes do Casep iniciam curso de marcenaria Foto: Carol Debiasi

O projeto finalmente saiu do papel depois de meses e o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), de Xanxerê iniciou nessa semana o curso de marcenaria. Os menores infratores estão conhecendo as ferramentas e na próxima semana um professor voluntário irá ministrar as aulas teóricas e práticas sobre a profissão.

Conforme o coordenador Valomir Giraldi, a equipe do Casep conseguiu os equipamentos e também a matéria prima para iniciar essa atividade. Um espaço também foi montado para que os adolescentes possam fabricar as peças e se profissionalizar. Conforme Valomir, o projeto também visa possibilitar aos menores uma possível profissão quando eles retornarem para a sociedade.

– Tudo a gente recebeu por doação. Conseguimos com o Fórum, com a comunidade, enfim, essas ferramentas e conseguimos realizar o sonho de montar a marcenaria. Então eles terão um professor que vai dar aulas teóricas e práticas e além de ocupar o tempo aqui dentro, o objetivo é profissionaliza-los para que saiam daqui com algo a mais. Então nesse primeiro momento eles farão objetos para levarem para casa, mas a ideia também é que se monte moveis para serem comercializados e com o dinheiro comprarmos matéria prima novamente – explica o coordenador do Casep.

O Casep de Xanxerê conta com seis adolescentes internos, sendo eles de Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Capinzal e Xaxim. Além desse curso de marcenaria, os menos também já realizaram curso de mecânica automotiva e ainda participam de aulas de capoeira, violão e tem o projeto da leitura.

De acordo com Valomir, a comunidade está convidada a conhecer o Casep e as atividades realizadas e podem ser agendadas através do telefone 3433-7659.

Foto: Carol Debiasi


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais