Pintura externa da Igreja Matriz deve ser finalizada para o natal, diz diretor de patrimônio

7 de outubro de 2016 10:04
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Pintura externa da Igreja Matriz deve ser finalizada para o natal, diz diretor de patrimônio (Foto:Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Dede de 1959, ano em que foi fundada a Paróquia Senhor Bom Jesus de Xanxerê, a mesma nunca passou por reformas que alterassem sua estrutura original, situação essa que deve ser mantida. Há três anos, as obras para modernização da igreja, onde serão realizadas as trocas de vidros, implantação de luzes de Led e a pintura, iniciaram. Até o momento não se tem uma data definida para o fim das obras e o objetivo é que a pintura seja finalizada até o período do natal.

O engenheiro Charles Luiz Rabaiolli, diretor de patrimônio e responsável pela obra, destaca as principais mudanças que vão ocorrer, “as obras iniciaram a cerca de três anos, vai ser feito a pintura, mas antes queremos realizar um trabalho de restauração, corrigir infiltrações, fazer vedações para evitar entrada de chuva e de pássaros que prejudicam o foro e equipamentos elétricos. Restaurar a estrutura, correções do reboco e com isso vamos iniciar a troca dos vidros”.

Rabaiolli ainda salienta que neste momento está sendo realizada a lavagem, onde posteriormente será realizada a pintura, “vamos fazer também a recuperação das esquadrias das janelas. Neste momento estamos fazendo uma lavação em toda a igreja, para depois iniciar a pintura, temos planos para que a pintura esteja pronta para o natal”.

2016-09-09-16-30-01

Data para término das obras

“É difícil definir uma data, gostaríamos que no natal estivesse toda pronta, só que precisamos esperar, pois vamos incorporar outras coisas, pois além da pintura, vamos trocar o revestimento da escadaria, vamos colocar novos corrimãos, vamos deixar pré-instalados toda uma iluminação de Led com cenários de cores e vamos pintar as portas, talvez isso fiquei para o início do próximo ano”.

2016-06-10-16-19-24

Relógio  

“Estamos fazendo orçamentos para restaurar o relógio. Vamos trocar o visor e a iluminação”.

2016-10-06-14-46-03

Área externa

“Já realizamos as trocas das calçadas, trocamos o telhado da gruta e vamos desenvolver ainda mais. Sabemos que nos horários de missa, o fluxo de pessoas aumenta, porém pedimos a compreensão da população, para que respeite a sinalização feita no local”.

2016-09-09-16-26-16

 

2016-09-12-16-43-02

2016-09-28-10-26-50

(Fotos: Divulgação)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais