Com o novo decreto posto em prática, a Polícia Militar de Xanxerê tem intensificado ainda mais a fiscalização das festas clandestinas e aglomerações. Em entrevista com o Comandante Risson da PM, podemo-se compreender quais medidas serão tomadas neste momento.
– A PM já estava fiscalizando, seguindo o decreto estadual, agora com o decreto municipal, nós intensificamos ainda mais essa fiscalização com os órgãos municipais, para fazer com que todos cumpram essas regras mais rígidas, considerando esse momento delicado que a nossa cidade e região está passando – afirma.
O primeiro decreto já havia proibido a realização de eventos em bares e casas noturnas da cidade, após o considerável aumento de casos de Covid-19 em Xanxerê, foi necessário suspender o funcionamento de mais estabelecimentos.
– Nós estaremos primeiramente atuando, na orientação do pessoal e quando isso não surtir efeito, vamos aplicar as medidas necessárias, desde uma multa administrativa até a lavratura de um termo circunstanciado na esfera penal – diz.
O uso das máscaras segue sendo obrigatório nas ruas e nos estabelecimentos comerciais, e quem for flagrado sem, poderá ser notificado.
– Essa obrigatoriedade já existia muito antes do decreto municipal e já vem sendo cobrada desde o inicio da pandemia. Então, são atitudes diárias que o cidadão deve cumprir, com a finalidade de tentar reduzir os casos do vírus e não sobrecarregar o sistema de saúde – conclui Risson.