PM de Xanxerê registra vários acidentes em rotatórias. Você sabe usar corretamente?

14 de novembro de 2017 12:03
Comunidade , Política , Trânsito , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
PM de Xanxerê registra vários acidentes em rotatórias. Você sabe usar corretamente? Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

A implantação de rotatórias é uma das soluções utilizadas para disciplinar o aumento do fluxo de veículos em municípios brasileiros de pequeno e médio portes. Porém, mesmo com o objetivo de auxiliar os condutores, muitos ainda possuem dificuldades para utilizar a mesma.

O Comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Xanxerê Fronteira, Capitão Vilte dos Santos, destaca que ao utilizar a rotatória, o correto é que os condutores reduzam a velocidade.

“A Rotatória é uma espécie de sinalização que coloca-se no centro da via, nas interseções, justamente com o objetivo de reduzir a velocidade, então o correto é que o motorista, ao se aproximar da rotatória, se não parar, que reduza o máximo de velocidade e certifique que não há ninguém na rotatória, que iniciou o seu trânsito, pela área delimitada”.

O Capitão afirma que a preferência de passagem é do condutor que já está na rotatória. “A preferência de passagem é de quem está na rotatória, essa e a regra de trânsito, nas esquinas que não tem sinalização, a preferência é de quem vem na direita, mas na rotatória, é de quem entra primeiro”.

Mesmo com o objetivo de controlar o trânsito, o número de acidentes, registrados pela Polícia Militar, em rotatórias, é considerável. “Por ser rotatória, o número de acidentes é considerável, não é alto, pelo número de veículos que circulam nas vias e pelo propósito da rotatória. Se os condutores reduzissem a velocidade de seus veículos, sejam motocicletas ou veículos de passeio, certamente nós conseguiríamos reduzir o número de acidentes”.

Motocicletas

Ao utilizar a rotatória, a atenção precisa ser redobrada principalmente pelos motociclistas. “Os motociclistas, acabam infelizmente, passando por qualquer espaço. A rotatória, tem como objetivo reduzir o fluxo natural da via, ou seja o veículo, precisa reduzir para passar pela rotatória, infelizmente em algumas vias da cidade a rótula não é pouco maior, justamente porque a via é de fluxo de ônibus, então se abrir muito, ele não conseguem passar. Mas, as motocicletas, mesmo que aumente o diâmetro, depende muito dos condutores”.

 


Por: Alessandra Bagattini

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