População pode incentivar projeto de leitura no Casep doando livros

6 de maio de 2019 09:48 | Visualizações: 464
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
População pode incentivar projeto de leitura no Casep doando livros (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Os adolescentes que estão no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), de Xanxerê, seguem uma rotina rígida dentro da instituição. Os horários são regrados e eles recebem acompanhamento de diversos profissionais.

Além do acompanhamento de uma pedagoga, que os auxilia com aulas e leitura, o psicólogo da instituição também realiza um trabalho diferenciado com os adolescentes, que envolve a leitura.

– Nosso psicólogo desenvolve um trabalho com os meninos, para incentivar a leitura. Não é só ler o livro, mas eles precisam ler, interpretar e, depois, ele faz uma dinâmica sobre a história contata para envolver os adolescentes e incentivar cada vez mais a leitura – comenta o coordenador da unidade, Valomir Clevio Giraldi.

Valomir destaca que muitos adolescentes chegam na unidade sem saber ler, mas aprendem ali dentro e acabam pegando gosto pela leitura. Segundo ele, há relatos de meninos que não sabiam ler e, em pouco tempo, já leram seis livros dentro do Casep.

– Nosso psicólogo estimula bastante a leitura, mas ainda enfrentamos uma certa dificuldade quanto ao nosso acervo, que ainda é pequeno. Recebemos algumas doações de livros, mas foram poucos. Por isso sempre pedimos doações – destaca.

Aos interessados em doar, o Casep recebe doações de livros de diversos seguimentos, que depois de recebidos passam por uma classificação e são disponibilizados para os adolescentes.

Os livros podem ser levados diretamente no Casep ou então as pessoas podem entrar em contato com a instituição através do número (49) 3433-7659 que um responsável busca as doações. O Casep fica localizado na Rua Teodósio Maurício Wanderlei, 540, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Xanxerê.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais