Prática de exercícios durante o inverno requer cuidados, mas auxilia na perda de peso

O aquecimento se torna mais importante no inverno para evitar lesões

29 de junho de 2018 13:44 | Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Prática de exercícios durante o inverno requer cuidados, mas auxilia na perda de peso (Foto: Divulgação)

Com a chegada das temperaturas mais baixas, muitas vezes a disposição para praticar atividades físicas dá lugar a um cobertor aconchegante e um chá quentinho no conforto de casa. Depois, quando as temperaturas voltam a subir, muitos tentam correr atrás do prejuízo com treinos mais intensos.

Mas, o que muitos não sabem, é que o inverno é a época do ano em que a perda de peso se torna mais fácil. Caso você já seja acostumado a praticar exercícios, o treino durante o inverno traz mais resultados para o emagrecimento que durante o verão.

Isso porque naturalmente no inverno o corpo gasta mais energia para se aquecer, o que aumenta a queima de calorias. Mas, esse gasto está aliado também a vontade de consumir alimentos mais calóricos, pois o metabolismo está trabalhando mais rápido.

“Com o frio o corpo precisa trabalhar com mais intensidade para manter a temperatura corporal. Significa maior queima de calorias e aliado a uma alimentação saudável e prática de exercícios o inverno é a época ideal para perder peso e estar pronto para o verão”, explica a personal trainer Rosana Gotz.

Rosana destaca ainda que se deve ter um cuidado com a prática de exercícios no frio, pois o corpo precisa estar bem aquecido para evitar lesões.

“No frio nosso corpo fica mais tenso, músculos contraídos, precisamos de aquecimento. Exercícios para elevar a temperatura corporal e aumentar a frequência cardíaca são importantes para a comunicação do sistema muscular e o sistema nervoso, o que evita o risco de lesões”, comenta.

Além disso, a personal alerta para cuidados com exercícios ao ar livre quando as temperaturas estão mais baixas.

“Exercícios ao ar livre tem que tomar mais cuidado, o corpo perde calor rapidamente, por isso é importante usar roupas específicas para a prática de exercícios e manter-se aquecido. Depois do treino também usar proteção para o frio mesmo que esteja com calor”, destaca.

Por isso a dica é aproveitar essa época em que nosso corpo naturalmente queima mais calorias para associar isso à prática de exercícios e uma dieta equilibrada para obter uma redução de gordura.


Por: Alessandra Oliveira

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