Prazo estipulado pelo MP acaba, e acesso ao Dharma Ville segue sem alterações

1 de fevereiro de 2019 09:39 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Prazo estipulado pelo MP acaba, e acesso ao Dharma Ville segue sem alterações Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias

O prazo de dez dias para a realização de adequações no acesso ao loteamento Dharma Ville, imposto pelo Ministério Público ao município, venceu na quinta-feira (31). As obras não foram feitas.

O Lance Notícias tem buscado informações junto ao Departamento de Municipal de Trânsito, e por meio de assessoria de imprensa informou que “O Conselho de Trânsito determinou a alteração. O Departamento Municipal de Trânsito (Demut) encaminhou à engenharia solicitação para realizar o projeto de instalação de duas lombadas físicas no local. Após, segue para licitação e execução”.

 

Entenda melhor o caso

Ainda no mês de outubro de 2018, o Ministério Público instaurou um Inquérito Civil para acompanhar a situação do acesso ao loteamento Dharma Ville, na saída para Bom Jesus, às margens da SC-480.

No local, os moradores solicitam adequações no trânsito, pois, os veículos acabam passando pelo acesso ao loteamento em alta velocidade, ao invés de utilizar a rodovia estadual. Além disso, não há local para paradas de ônibus.

O caso é acompanhado pelo promotor de Justiça, da 2ª Promotoria de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise. Segundo ele, agora, foi expedida uma recomendação para que a Prefeitura inicie a execução das obras de adequação do trânsito no prazo de dez dias. A recomendação foi expedida na quarta-feira (16).

– Foi feita a reunião com o Conselho Municipal de Trânsito. O Conselho aprovou as alterações, adequações e instalações dos redutores de velocidade. Essas seriam medidas paliativas para posteriormente fazer uma avaliação técnica de qual seria a melhor alteração e de quem seria a responsabilidade. Mas, essas mudanças eram urgentes. Porém, o município não fez, não cumpriu a orientação do próprio Conselho, nós estamos fazendo essa recomendação sob pena de ajuizamento de ação. Como o município fez outras obras como na Coronel Passos Maia, que tem a sua importância, mas não é urgente como o Dharma Ville, a adequação das calçadas em que há árvores, percebemos que o município não está seguindo a ordem de prioridade – explica o promotor, ainda no dia 16.

 

Alterações exigidas

No local será alterado o sentido de uma via, tornando-a sentido único, além de instalar tachões no asfalto, como forma de reduzir a velocidade dos veículos que trafegam pela localidade.

 

Alerta para moradores

O local é de intenso tráfego de veículos, inclusive, caminhões e carretas. Com isso, além da alta velocidade, o asfalto já está bastante danificado com buracos e ondulações, o que exige ainda mais atenção.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais