Variedades

Lance Notícias | 27/03/2020 12:12

27/03/2020 12:12

256259 visualizações

Preço do ovo dispara nos supermercados. Você sabe o motivo?

Toda a dona de casa que faz as suas compras mensalmente, neste mês pode perceber uma alta considerável no preço do ovo. Mas, já percebeu que essa alta ocorre todo ano neste período? Sim. No início do outono a produção cai consideravelmente e os principais motivos são: que os dias são mais curtos e elas […]

Preço do ovo dispara nos supermercados. Você sabe o motivo? Foto: divulgação

Toda a dona de casa que faz as suas compras mensalmente, neste mês pode perceber uma alta considerável no preço do ovo. Mas, já percebeu que essa alta ocorre todo ano neste período?

Sim. No início do outono a produção cai consideravelmente e os principais motivos são: que os dias são mais curtos e elas necessitam de luminosidade, além de que este é o período de troca das penas, isso estressa o animal pois coça, com isso cai a produção.

Neste ano, também se vive uma condição atípica que foi a falta de galinhas, conforme explica o produtor de ovos de Xanxerê, Lino Chiamolera:

– Eu trabalho há 20 anos nessa área e nunca vi uma condição como a desse ano. Há cerca de quatro meses se parou com a produção de matrizes, então está faltando galinha para botar os ovos. Neste ano juntou todas as condições, a queda na produção que é normal neste período, a diminuição de galinhas poedeira, o aumento do consumo nesta época de quaresma e ainda essa condição do coronavírus. Além disso, o nosso custo de produção subiu 30% com o aumento do milho e do farelo de soja – explica.

Além da queda de produção, o consumo aumenta consideravelmente pois se vive a quaresma, período em que a comunidade diminui o consumo de carne e acaba substituindo pelo ovo. Isso também influencia no aumento do preço, como explica o supermercadista Rafael Marció.

– Neste período aumenta o consumo de ovos e diminui a produção, por isso temos a alta. Hoje, uma bandeja de 30 unidades está na média de R$ 19, em outros períodos custa cerca de R$ 12 – comenta.

Deixe seu comentário