Prefeitura de Xanxerê poderá decretar situação de emergência por estiagem

20 de setembro de 2017 14:03
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Prefeitura de Xanxerê poderá decretar situação de emergência por estiagem Foto:Divulgação

Em razão do princípio de estiagem registrado em Xanxerê, por conta da falta de chuva há cerca de 30 dias, a administração municipal através da Defesa Civil Regional e Municipal, fará um levantamento para verificar os problemas quanto à falta de água para o consumo humano e as dificuldades enfrentadas na agricultura. As informações darão subsidio para definir a possibilidade do decreto de situação de emergência por estiagem.

Além do levantamento técnico, o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê disponibilizou dois caminhões para auxiliar no abastecimento.

“Já temos um caminhão, cedido também pelos Bombeiros, com cinco mil litros de água, o qual estamos utilizando desde o fim de semana. Como a demanda é grande, agora passamos a ter mais um caminhão, com cinco mil litros, de Xaxim e outro, com 12 mil litros, que é também dos bombeiros de Xanxerê, que vai nos auxiliar com uma equipe, quando necessário”, explica o secretário de Agricultura, Edson Zape (Timão).

Distribuição de água chega a seis comunidades

No fim de semana, a Secretaria de Agricultura atendeu aos pedidos dos moradores das comunidades de Perau das Flores, Cambuinzal, Costa do Irani e Pesqueiro. O pedido era para abastecimento da água para tratamento dos animais. E, nesta semana, moradores das Linhas Invernadinha e Salete já solicitaram ajuda. “São cerca de 25 mil litros de água distribuídos por dia, feito com apenas um caminhão. Agora, com o apoio de mais dois caminhões, vamos distribuir mais de 80 mil litros por dia”, contabiliza o secretário.

Condições climáticas

O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, explica que não há previsão de chuva para os próximos dias. “O último registro de chuva, e sem intensidade, foi em 31 de agosto. A previsão de chuva é somente para a próxima semana, mas pequena e isolada, o que não vai resolver a situação que estamos enfrentando”, comenta.

O prefeito Avelino Menegolla esteve reunido com os secretários de Agricultura, Edson Zape, e Obras, Rivael Freschi, além do comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, major Walter Parizotto e dos coordenadores regional da Defesa Civil, Luciano Peri e, municipal, João Borba.

Assessoria de Imprensa


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais