Prefeitura limpa terreno e uma semana depois entulho é depositado no local novamente

18 de maio de 2016 11:43
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Prefeitura limpa terreno e uma semana depois entulho é depositado no local novamente Prefeitura limpa terreno e uma semana depois entulho é depositado no local novamente (Fotos: Bruno Fiorini/Lance Notícias)

Jogar entulhos em lugar inapropriado é crime previsto em lei. As pessoas que forem autuadas jogando lixo na rua serão notificadas com multas podendo ser presas. Não é preciso andar muito para encontrar entulhos e lixos jogados nas ruas de Xanxerê, principalmente em terrenos baldios.

Há duas semanas a equipe do Lance Notícias publicou uma matéria falando dos entulhos jogados em lugares impróprios no Bairro Colatto. A prefeitura fez a limpeza do terreno baldio, porém, o mesmo não ficou uma semana limpo.

De acordo com Janete Rodrigues, coordenadora do Programa de Combate à Dengue, todo o lixo que é jogado em lugar inadequado deve ser denunciado para as devidas providências ser tomada.  “Temos o dever de denunciar as pessoas que não dão o destino correto para lixos e entulhos. As denúncias podem ser feitas pelo número 190, para tomarem as devidas providências”. Ressalta também que: “As denúncias são todas anônimas, não precisa se identificar para fazer as denúncias. As pessoas pode também tirar fotos e gravar vídeos e enviar para as autoridades.”, comenta.

Notificação para o proprietário

Os proprietários desses terrenos devem estar conscientes de que a responsabilidade e cuidados com a propriedade e do proprietário, e não da prefeitura. O mesmo terreno pode ser notificado mais que uma vez em função de lixos jogados em lugares impróprios.

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Janete Rodrigues, enfatiza que “É necessário que se identifique quem está jogando lixo no terreno, para que o mesmo seja responsabilizado. Os proprietários dos terrenos devem também cuidar para que esses locais estejam devidamente cercado, para não dar espaço para que joguem lixo e entulhos”, comenta.

IMG-20160518-WA0012

Projeto de Lei

A coordenadora do programa Combate à Dengue, Janete Rodrigues, diz que há um projeto elaborado para notificar as pessoas que não terem os devidos cuidados com a dengue.

“Elaboramos um projeto que prevê devidas notificações paras as pessoas que não tomam as devidas precauções com a dengue. Já está sendo avaliada pelo jurídico e é previsto para o ano que vem já esteja sancionada”, comenta.

Saiba como denunciar

Jogar lixo e entulho em local impróprio é um crime. A orientação é para que as pessoas acionem a Policia Militar sempre que avistar alguém depositando lixo em local impróprio ou a Vigilância Sanitária do município, pelo número (49) 3433-3248.

Multa

O valor da multa varia bastante, mas em média um terreno de 500 m² irá gerar uma multa de R$ 1 mil, contando a taxa de limpeza, taxa de administração e multa.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais