Presidente da AMAI participa da reunião do Conselho Político da Fecam

11 de maio de 2017 07:26
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Presidente da AMAI participa da reunião do Conselho Político da Fecam Foto: divulgação

 

A 4ª Reunião do Conselho Político da Federação Catarinense de Municípios – FECAM comandada pela presidente Adeliana Dal Pont nesta terça-feira, 9, foi marcada pela discussão de medidas para reduzir a judicialização da saúde e sobre a atuação institucional da entidade. O Prefeito de Xaxim e Presidente da AMAI, Lírio Dagort acompanhou a reunião.

Entre os principais assuntos debatidos estão o pagamento da cota parte do ICMS do Fundo Social devido pelo Governo do Estados aos municípios e a importância de participação dos catarinenses na 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

Adeliana relatou que na segunda-feira, 8, esteve reunida com o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni, para discutir o calendário de pagamento da dívida estadual com as administrações municipais. “Estamos discutindo com a Fazenda os números apresentados pela FECAM e no mês de junho começará o pagamento em 36 vezes”, destacou.

Judicialização da saúde – A promotora de justiça Caroline Cabral Zonta, coordenadora-adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público Estadual (MP-SC) abriu a reunião e falou sobre a preocupação com a concessão de medicamentos via judicial. Ela apresentou o Sistema da Comissão Multidisciplinar de Apoio Judicial (Siscomaj), que trata da assistência farmacêutica estadual. Segundo Caroline, há uma negociação para que em breve os municípios tenham acesso ao sistema, atualmente utilizado pelo MP/SC, TJ/SC e Defensoria Pública para consultar a lista de medicamentos pedidos na justiça.   (Assessoria de imprensa)


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais