Presos provisórios do Presídio Regional de Xanxerê poderão votar nas eleições

3 de outubro de 2018 18:31 | Eleições 2018 , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Presos provisórios do Presídio Regional de Xanxerê poderão votar nas eleições Foto: divulgação

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cid Goulart Júnior, apresentou o resultado do acordo entre o TRE-SC e instituições parceiras para viabilizar, nestas eleições, o voto de presos provisórios. Ao todo, 17 unidades prisionais receberão 676 eleitores que poderão exercer o direito ao voto, garantia prevista na Constituição Federal de 1988 (art. 15, inciso III).

O termo de cooperação, elaborado em março deste ano, contou com a assinatura da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, da Procuradoria Regional Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina. O acordo objetivou desde a verificação de estabelecimentos e da documentação dos eleitores até a garantia da segurança dos envolvidos nas atividades de preparação e realização do pleito.

Em Xanxerê, o TRE-SC divulgou que 43 detentos poderiam votar. Ademais, conforme a diretora do Presídio, Marionice Favero, esse número mudou, pois alguns detentos não estão mais em Xanxerê. Diante disso, ela não sabe precisar quantos detentos irão exercer o direito ao voto.

“Será montada uma sessão normal de votação aqui dentro do Presídio, com mesário, tudo normal. Mas, quantos daqui que vão votar, só vamos saber no dia das eleições”, comenta.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais