Prevenção é a melhor forma de evitar acidentes de trabalho

9 de maio de 2017 11:12
Lance Notícias , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Prevenção é a melhor forma de evitar acidentes de trabalho (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Segundo a superintendência regional do Ministério Público, 156 pessoas morrem por ano em Santa Catarina em decorrência de acidentes de trabalho. Além de mortes, segundo o órgão a cada 5 horas uma pessoa fica impossibilitada de trabalhar no estado.

A melhor forma para evitar os acidentes de trabalho é a prevenção e o treinamento, pois é no treino que se aprende a prevenir, avaliar o risco e a neutralizar esse risco. A técnica em segurança do trabalho Arlete Picolli destaca a importância da prevenção, “com o tempo as pessoas vão adquirindo naturalmente a consciência preventiva, se alertando para os riscos, porque geralmente só se pensa nisso depois que acontece um acidente”, ressalta a técnica.

Um dos fatores que causam acidentes é a precarização do trabalho, o não investimento em segurança, em equipamentos pode resultar a uma empresa gastos maiores do que os que teriam sido investidos em prevenção, como a conta a também técnica em segurança do trabalho Andreia Koloscke, “Algumas empresas as vezes contratam só para formalizar, porque é exigido, mas quando o técnico em segurança do trabalho começa a atuar e fazer o que tem que ser feito, que é a prevenção, muitas vezes não é bem aceito, porque para fazer a prevenção tem gastos e muitas vezes as empresas não querem ter esse gasto de início, mas também não pensam no diferencial no dia . Porque se você faz a prevenção no início, você vai ter menos gastos futuramente”, ressalta Andreia.

O trabalho de um técnico em segurança é fazer a prevenção da saúde e segurança do trabalhador. O cuidado é a peça fundamental para a redução dos casos de mortes e acidentes, é necessário investir para ter a segurança efetiva.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais