Animais

Lance Notícias | 19/08/2020 11:10

19/08/2020 11:10

57328 visualizações

Previsão de frio nos próximos dias gera alerta entre voluntários da causa animal no município

Previsão de frio nos próximos dias gera alerta entre voluntários da causa animal no município     A partir desta quarta-feira (19) a previsão do tempo é de queda nas temperaturas e há a possibilidade ainda de uma nevasca na região. Essa informação tem gerado alerta entre os voluntários da causa animal no município de […]

Previsão de frio nos próximos dias gera alerta entre voluntários da causa animal no município

Previsão de frio nos próximos dias gera alerta entre voluntários da causa animal no município

 

 

A partir desta quarta-feira (19) a previsão do tempo é de queda nas temperaturas e há a possibilidade ainda de uma nevasca na região. Essa informação tem gerado alerta entre os voluntários da causa animal no município de Xanxerê, em razão dos muitos animais em situação de rua.

O Grupo Bem Estar Animal, por exemplo, tem usado suas redes sociais para pedir atenção redobrada aos animais. A própria Defesa Civil em seus informativos relembra os cuidados necessários para com os animais.

Confira as principais dicas a seguir:

Tosa: se o animal costuma se exercitar regularmente e não tem problemas de saúde, não há perigo em manter a rotina da tosa. No caso de cães muito idosos ou que ficam ao relento, aproveite a proteção natural do animal e evite tosas muito baixas.

Roupinhas: animais que estão em constante movimento e fazendo exercícios não precisam de roupas.

Local de dormir: alguns cães, mesmo tendo sua própria casinha, preferem ficar ao relento. Prenda-os em locais fechados nos dias de chuva ou frio intenso. Proteja a caminha do animal do frio colocando algum revestimento de borracha ou estrado evitando o contato direto com o chão. Para os gatos, utilize os arranhadores com toca, eles adoram.

Comportamento: se seu animal é sempre muito animado e de repente está quieto e apático, fique atento. Pode ser que ele esteja com algum problema de saúde.

Banho: diminua a frequência de banhos no inverno que, de preferência, devem ser com água morna e não molhe o animal nos dias mais frios. Seque-o bem após o banho e não deixe que ele saia na rua até, no mínimo, 30 minutos depois.

Vacinas: mantenha as vacinas em dia para evitar que seu pet tenha pneumonia, comum nesta época do ano. No frio é mais comum contrair traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como tosse dos canis. A doença é altamente contagiosa e é mais perigosa para animais idosos ou filhotes.

Exercícios: estimule os cães a fazerem exercícios, o frio é um ótimo período para isso. Em casa utilize brinquedos. Eles podem comer um pouco mais de ração do que o normal por causa dos exercícios, mas não é necessário um reforço na alimentação.

Escovação: aumente a frequência de escovação do animal para pelo menos três vezes por semana. Eles tendem a se lamber mais no frio e acabam engolindo mais pelos que formam bolas no estômago, o que pode acarretar nos gatos constipação intestinal. Nos cães, previne a formação de nós que leva a lesões de pele.

Evite aquecedores: eles ressecam o ambiente. Caso seja necessário, uma dica é espalhar toalhas molhadas e bacias com água para manter a umidade.

Cuidados com os velhinhos: os cães e gatos idosos precisam de atenção especial no inverno. A perda de massa muscular e de camada de gordura, natural do envelhecimento, faz com que sintam mais frio, e em animais com problemas articulares a dor tende a aumentar. Sendo assim, pets acima de sete anos de idade, de todas as raças, devem ser observados de perto durante o período mais frio do ano.

 

Deixe seu comentário