PRF orienta condutores como dirigir com segurança em dias chuvosos

6 de maio de 2016 10:04
Política , Trânsito Compartilhar no Whatsapp
PRF orienta condutores como dirigir com segurança em dias chuvosos Cuidados na hora de conduzir um veículo sobre forte chuva (Foto: Divulgação)

Em dias de chuva, a atenção deve ser ainda maior na hora de dirigir. A água atrapalha a visão do motorista, diminui a aderência do pneus e cria reflexos no vidro. Logo no início das chuvas é ainda mais perigoso para quem está conduzindo o veículo, porque a água mistura-se com os resíduos no asfalto tornando a pista escorregadia.

O Policial Rodoviário Novaes explica que para reduzir as chances de acidentes, a principal dica é prudência no volante. “Tudo inicia-se com as condições do veículo. Para evitar o máximo aquaplanagem o pneu deve estar em boas condições. A iluminação é fundamental, os faróis devem estar regulados e ligados. Cuidar com o limite permitido para a via e não exceder a velocidade”, comenta.

Carro

É necessário observar alguns itens no veículo para que diminua os riscos de acidente. Fazer revisão nos freios, pois se uma roda estiver freando mais que a outra os riscos de aquaplanar e rodopiar na pista é ainda maior.

Outro cuidado fundamental é com os pneus. Avaliar as condições dos pneu e de extrema importância em dias chuvosos. Pneus carecas são mais escorregadios. Deve-se cuidar ainda as palhetas do limpador do para-brisa. Em dias de muito calor elas ressecam, não tendo boa aderência para limpar o vidro. Além disso os faróis devem estar funcionado corretamente.

Dicas

Sobre o trânsito, a primeira dica é manter distância do carro da frente. O carro com freio ABS tem mais condições de parar. Mas o que não tem precisa de espaço para situações de risco.

Outra dica é sobre a velocidade. Sempre diminuir a velocidade de 10 a 20%, porque a velocidade vale para pista seca.

Outro problema é a aquaplanagem, que ocorre quando se forma uma lâmina de água na pista, deixando-a escorregadia. Para evitar a aquaplanagem o condutor do veículo não deve pisar no freio. É só tirar o pé do acelerador que, quando sair da água, o carro volta ao controle.

A última dica é não andar ao lado de ônibus e caminhões. Quando eles jogam água no vidro, o motorista tende a se assustar e, por causa da pouca visibilidade, acaba descontrolando o veículo.

 

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais