Primeira exposição do artista João Alberto Lemos Afonso foi na Biblioteca de Xanxerê

Xanxerense J. Afonso se destaca no cenário artístico mundo afora

9 de janeiro de 2019 09:28
Comunidade , Cultura , História , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Primeira exposição do artista João Alberto Lemos Afonso foi na Biblioteca de Xanxerê Foto: Arquivo Pessoal

Formado na faculdade de Artes nas cidades de Pelotas e Porto Alegre, o artista plástico, escritor e poeta de Xanxerê, João Alberto Lemos Afonso – J. Afonso realizou sua primeira exposição no ano de 2008, na Biblioteca Pública de Xanxerê.

– Depois desta exposição não parei mais, no ano de 2012 realizei minha primeira exposição na Europa e em 2014 recebi uma menção honrosa, além de diversas premiações nos anos seguintes. Em cada premiação é entregue uma medalha, e este reconhecimento é acrescentado no meu currículo – pontua Afonso.

Mas esta condecoração não surgiu de uma hora para outra, Afonso conta que no início precisava convencer as pessoas para expor suas obras.

– No início eu tinha que procurar as galerias entre outros locais e pedir se podia expor minhas obras, mas hoje graças ao meu reconhecimento, recebo diversas propostas para expor, inclusive fora do Brasil – observa.

 

Afonso já teve obras expostas no Museu do Louvre, em Paris

– Já enviei minhas obras para diversos lugares fora do Brasil, como o Museu do Louvre, em Paris, Galeria de Arte Geraldes da Silva, em Portugal, dentre outros. Porém, não consigo muito viajar com elas, em função dos trabalhos que tenho no Brasil e o valor alto para me deslocar até o país. Eu não estou presente junto com minhas obras, mas fico on-line, para responder via internet dúvidas sobre minha exposição – pontua.

As telas de Afonso dependem muito da inspiração e criatividade do artista, pois todas as obras são autorais, sem cópia.

– Tem determinados dias que estou inspirado e vou fazer uma tela de criação, depois vou trabalhando mais detalhadamente. Alguns trabalhos meus levam três dias, outros uma semana, mas tenho uma tela que estou trabalhando há mais de um ano, tudo depende do tipo de trabalho e inspiração – observa.

Além das obras próprias, Afonso trabalha sob encomenda, com retratos de família ou uma imagem que o cliente imagina, descreve e é executada por Afonso.

– Já realizei trabalhos com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê (Apadavix) de Xanxerê, com obras em 3D. Um trabalho muito interessante e com ótimos resultados voltados à interpretação dos jovens – ressalta.

 

Conquistas são resultado de muito esforço

Neste ano de 2019, o artista completa dez anos de exposição. Uma das maiores conquistas foi o certificado de suas obras.

– Toda a obra que tem a minha assinatura, J. Afonso recebe um certificado de autenticidade, a pessoa que adquire possui um produto em suas mãos, que é valorizado com o passar dos anos, e quando a pessoa vender pode conseguir muito mais do que foi pago – ressalta.

Para este ano o artista tem planejamento de realizar novas exposições em Xanxerê e Portugal, além de dar segmento a seus livros literários e de poesia.

– Tenho diversos projetos que ainda estão no papel, porém quero participar mais de minhas exposições e realizar mais trabalhos com as instituições de Xanxerê – finaliza.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais