Primeira trilha noturna será realizada no Parque Nacional das Araucárias

18 de maio de 2016 09:04
Variedades Compartilhar no Whatsapp
Primeira trilha noturna será realizada no Parque Nacional das Araucárias Trilha noturna será realizada pela primeira vez no Parque Nacional das Araucárias (Fotos: Juliano Rodrigues Oliveira/Divulgação)

O histórico de visitantes do Parque Nacional das Araucárias (PNA) ainda é pequeno. Afinal, a área foi oficialmente aberta para a visitação pública no final do ano passado. Mas o território a ser explorado é vasto, enorme e reserva atrativos de sobra para quem aprecia a natureza.

Desde outubro de 2015 foram dez grupos visitando o PNA, área de preservação ambiental com 12.841 hectares, entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia. No curto período de oito meses, pouco mais de 200 pessoas, além de monitores, passearam pela unidade em dez trilhas realizadas. Mas nenhuma será igual à prevista para a próxima sexta-feira, dia 20.

De acordo com o chefe do parque, Juliano Rodrigues Oliveira, ainda há vagas para os interessados em participar da aventura, prevista para acontecer entre as 18 e 20h30 de sexta. Serão duas trilhas. Uma terá 1,2 mil e outra 1,8 mil metros. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail juliano.oliveira@icmbio.gov.br, informando nome completo, idade, escolaridade, município onde mora, profissão, telefone e e-mail para contato. Apenas 30 vagas foram abertas.

Histórico de trilhas

Desde a abertura do PNA para a visitação pública, oito trilhas foram realizadas no final de semana e outras duas durante a semana, envolvendo público de 12 locais diferentes, incluindo visitantes de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e até Portugal.

Depois de Passos Maia, as cidades com mais visitantes são Atalanta, Ponte Serrada, Xanxerê e Blumenau. As cidades de origem mais distantes foram Lisboa, Alto Paraíso (GO) e Rio de Janeiro. Apenas dois eventos foram agendados pelo parque, o restante foi por iniciativa dos próprios visitantes.

Vinte e três pessoas já trabalharam como monitores para receber os turistas, a maioria de forma voluntária. Entre os visitantes, 63% foram homens e 37% mulheres. A pessoa mais idosa a fazer uma trilha até agora tinha 78 anos. A mais nova foi uma criança de apenas dois anos. Já foram percorridas três trilhas diferentes. Somando todos os visitantes, cerca de 600 quilômetros foram andados nos eventos dentro do parque.

 Semana do Meio Ambiente

Uma nova visitação está programada para acontecer durante a Semana do Meio Ambiente. No dia 4 de junho já há agendado um grupo de Ponte Serrada para o período da manhã. Outras escolas também estão reservando datas e horários para conhecer a área. (Fonte: Oeste Mais)

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais