Procon alerta para não cair em golpes durante a Black Friday

21 de novembro de 2017 15:41
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Procon alerta para não cair em golpes durante a Black Friday Foto: divulgação

 

Ainda na última semana os anúncios de promoções já iniciaram, falando de promoções imperdíveis de Black Friday. Mas, é importante tomar alguns cuidados para que a sua compra não se torne em algo indesejado.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, entre os principais problemas, os clientes citam: não entrega/demora na entrega; dificuldade/atraso na devolução de valores pagos/reembolso/retenção de valores; oferta não cumprida/serviço não fornecido/venda enganosa/publicidade enganosa; produto danificado/não funciona – dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia.

O fiscal do Procon de Xanxerê, Ildomar da Silva, destaca que é importante as pessoas pesquisarem os preços e se encontrar fraudes devem procurar o Procon. “É importante pesquisar, comparar preços, para não cair em um golpe. Lembrando que nós seguimos fazendo nossas fiscalizações no comércio que se intensificam agora no fim do ano”, explica.

 

Fique atento: dicas para aproveitar a Black Friday com segurança

1) Não compre produtos lançados na Black Friday. Tratando-se de produto de lançamento, você não tem meios de saber se realmente algum desconto está sendo concedido e se ele vale a pena.

2) Compre apenas aquilo que você consegue pagar. Em hipótese alguma contrate crédito para realizar suas compras e nunca entre no limite do cheque especial ou no crédito rotativo do cartão.

3) Verifique se a loja online informa CNPJ, telefone e endereço.

4) Loja nenhuma existe para ter prejuízo: desconfie de preços muito abaixo da média.

5) Prazo de entrega longo ou não informado? Cuidado! isso pode ser um sinal de que a empresa não possui o item em estoque e provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor.

6) Procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança para lidar com suas informações. Condições de uso e políticas de privacidade também são importantes.

7) Se for comprar presentes de Natal antecipados, lembre-se que o prazo estipulado para troca é de 30 dias.

8) Cuidado com ofertas de garantia estendida!

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais