Procon de Xanxerê orienta que é possível manter conta bancária sem pagar tarifas

4 de junho de 2019 14:14 | Visualizações: 340
Comunidade , Economia Compartilhar no Whatsapp
Procon de Xanxerê orienta que é possível manter conta bancária sem pagar tarifas Foto: JF Diorio/AE

O Procon de Xanxerê orienta a comunidade que é direito do consumir manter conta bancária sem pagar tarifas. Isso por que o Banco Central, que regulamenta o setor, determina que toda instituição financeira deve oferecer pacotes padronizados com diferentes quantidades de serviços, dentre eles o pacote básico, conhecido também como pacote essencial ou gratuito. Isso, na prática, permite ao consumidor comparar os preços praticados pelos bancos para a oferta do mesmo serviço.

O coordenador do Procon Xanxerê, Winicius Pertile, reforça que os bancos devem oferecer o ‘pacote essencial’ gratuito, sem custo para o cliente (pessoa física), além dos pacotes pagos de serviços padronizados. Esse pacote mínimo de serviços, essencial e gratuito, oferece alguns serviços mínimos para movimentação da conta, entre saldos, extratos e outros serviços em quantidade limitada, vejamos a relação de serviços básicos gratuitos expresso na resolução 3.919/10 do Banco Central do Brasil.

– Fica a dica, se você tem conta corrente e realiza pouca movimentação se enquadrando nos serviços disponibilizados no pacote gratuito, vale a solicitação ao seu gerente de alteração para conta básica e exclusão da taxa de manutenção, contudo, atenção, se utilizados serviços além dos indicados no pacote básico, haverá a cobrança por utilização – explica.

Havendo recusa por parte da instituição bancária em atender à solicitação, procure o Procon de Xanxerê, ouvidoria do Banco Central ou através do site consumidor.gov e exerça seu direito.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais