Comunidade

Lance Notícias | 23/07/2021 09:26

23/07/2021 09:26

52187 visualizações

Procon realização fiscalização e orientação em lojas e empresas de telefonia de Xanxerê

Devido ao grande número de reclamações que o Procon de Xanxerê vem recebendo nos últimos meses, principalmente em relação à telefonia, o órgão de defesa do consumidor realizou na tarde desta quinta-feira (22) uma ação de fiscalização e orientação em empresas de telefonia e lojas do município para averiguar se estão sendo cometidas irregularidades. – […]

Procon realização fiscalização e orientação em lojas e empresas de telefonia de Xanxerê Foto: Assessoria

Devido ao grande número de reclamações que o Procon de Xanxerê vem recebendo nos últimos meses, principalmente em relação à telefonia, o órgão de defesa do consumidor realizou na tarde desta quinta-feira (22) uma ação de fiscalização e orientação em empresas de telefonia e lojas do município para averiguar se estão sendo cometidas irregularidades.

– Nossa maior missão é fazer com que a lei seja cumprida e é isso que nós estamos fazendo em campo, averiguando quem está cometendo ilegalidade e nesse caso, a aplicação da penalidade – destacou o Coordenador do Procon de Xanxerê, Ivan Marques.

Marques destaca que nas empresas de telefonia o Procon está orientando que os mesmos sejam transparentes com o consumidor na durante a venda de planos de telefonia.

– Pelas reclamações que nós recebemos, sabemos que isso não vem ocorrendo, o que tem nos trazidos desconfortos no Procon, porque vemos que o consumidor tem sido exposto a uma situação complicada e acaba sendo lesado – comenta.

No comércio, o objetivo do Procon é verificar se há preço de vitrine e nas que estão com promoções, se o ofertado está de acordo com o anunciado e se a grande maioria dos produtos está dentro disso.

– Isso é para que possamos analisar a legalidade da divulgação da propaganda e se o código está sendo estabelecido principalmente na questão de preço – salientou o coordenador do Procon.

Foram realizadas algumas apreensões de produtos vencidos, algumas notificações de empresas que não estavam de acordo com a legislação e orientadas algumas outras para que se adequassem.

Setor financeiro

O Procon ultimamente tem atendido também inúmeras demandas do setor financeiro/bancário, o que fez com o órgão organizasse para os próximos dias uma reunião com os gerentes de bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários para que tenham cuidado com a grande demanda de boletos falsos que estão surgindo.

Ivan Marques enfatizou que o Procon estadual encaminhou uma norma para que os órgãos fiquem atentos porque está havendo um derrame muito grande de boletos falsos, evitando, dessa forma, que o consumidor seja lesado.

– Por isso estamos nos antecipando e vamos orientar justamente para evitar esse problema, para que deem uma olhada no boleto antes de autenticar se as informações estão todas de acordo – finalizou.

 

Deixe seu comentário