Procura por cuidadores de idosos cresce e qualificação na área também

28 de agosto de 2018 10:59
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Procura por cuidadores de idosos cresce e qualificação na área também Foto: internet

Idosos necessitam de cuidados, especialmente, aqueles acamados, doentes ou que já não possuem a vitalidade de antes. Mas, então surge outro desafio: encontrar pessoas qualificadas e responsáveis para realizar esse trabalho.

Em Xanxerê, a Associação Vida Cidadã (Avic) oferece, todos os anos, o curso de formação para cuidadores de idosos, totalmente gratuito.

“Há muita procura por pessoas que já atuam na área, mas informalmente, ou também, pessoas que tem idosos na família e estão em busca de conhecimento. O curso é bastante amplo, e buscamos fazer focado nas necessidades básicas, desde os primeiros socorros, higiene, como dar banho, locomoção, acompanhamento, noções sobre medicação. Damos bastante ênfase na parte de higiene pessoal. E também, na parte humana, o respeito a individualidade, o idoso já tem os seus costumes, preferências e precisam ser respeitados, não pode ser imposto uma outra forma de agir”, comenta Bruna Locatelli, coordenadora da Avic.

Familiares que possuem idosos e buscam pessoas qualificadas para atuar como cuidadores de idosos, possuem contato direto com a Avic, que intermedia essa contratação.

“Eles buscam bastante. Normalmente, quando vamos encerrar as turmas já pedimos as informações sobre disponibilidade, horários, e seguramos essas informações para oferecer àqueles que necessitam”

Neste ano o curso, nível I, já foi oferecido, e está previsto para que no primeiro semestre de 2019 seja ofertado novamente.

“Acreditamos que no primeiro semestre de 2019 ele será oferecido. Ele é totalmente gratuito e todos os profissionais que ministram o curso são voluntários. Aqui na Avic, esse é o nosso principal ponto, todos os profissionais são voluntários, prestam o seu serviço sem cobrar nada”.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais