Produção de uva orgânica começa a ganhar espaço e mercado em Xanxerê

14 de janeiro de 2019 09:47 | Agricultura , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Produção de uva orgânica começa a ganhar espaço e mercado em Xanxerê (Fotos: Divulgação)

Com a chegada do mês de janeiro se inicia a colheita da uva. A demanda pelo produto é grande na região e, uma propriedade em Xanxerê oferece uvas orgânicas para quem deseja consumir um produto isento de agrotóxicos.

De acordo com Selito Bordin, produtor de orgânicos de Xanxerê, em nenhuma das etapas de produção são usados produtos químicos. Diante disso, a procura é por meios orgânicos e alternativos para o manejo da produção e controle de pragas.

E, para garantir a produção de uvas deste ano, Selito usou uma tela anti-insetos, que cerca todo o parreiral e evita a entrada de qualquer tipo de inseto, garantindo que a uva possa passar pelo processo de maturação completo.

– No parreiral, temos um problema grande com ataque de insetos quando a uva está amadurecendo. Pássaros e insetos adoram uva. Na produção convencional, são usados inseticidas para combater esse ataque. Na produção orgânica, cercamos com tela anti-insetos para inibir a entrada de insetos no parreiral, ele fica todo fechado e não preciso usar nenhum produto. Isso me permite colher a uva madura, nas condições ideais, sem ataques – explica.

Selito conta que antes de instalar a tela perdia até 80% da produção com o ataque de insetos, situação que foi revertida, possibilitando o aproveitamento total das frutas.

– Antes, cerca de 80% da uva era perdida por conta do ataque dos insetos. Hoje, isso não acontece mais. Mas ela precisa ser colocada quando a uva começa a amadurecer, pois inibe um pouco a passagem da luz do Sol, que é essencial para o amadurecimento da fruta – comenta.

De acordo com o produtor, a demanda por produtos orgânicos cresce a cada dia. Segundo ele, a população já está buscando por produtos mais saudáveis.

– Já existe uma parcela da população que se propõe a pagar um pouco mais por um produto isento de agrotóxicos. As pessoas estão se preocupando mais com a saúde e a demanda por produtos orgânicos está crescente, mas ainda não se popularizou. O produtos costuma ser um pouco mais caro pelos custos da produção – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais