Professores da ADR Xanxerê participam de mais uma etapa do PNAIC

9 de novembro de 2016 07:43
Comunidade , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Professores da ADR Xanxerê participam de mais uma etapa do PNAIC

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, por meio da Gerência de Educação, iniciou mais uma etapa do PNAIC 2016 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O Pacto é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios, desde 2012, e tem como objetivo assegurar a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até os oitos anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Participam desta etapa 63 professores alfabetizadores dos 14 municípios que compreendem a Gerência de Educação da ADR de Xanxerê, além de dois orientadores de estudos e um coordenador regional. Ao todo são 100 horas/aula, sendo que destas, 40h são presenciais e outras 60 de formação em serviço.

“Na primeira etapa do curso, trabalhamos a alfabetização em Língua Portuguesa, na segunda etapa que aconteceu em 2014 foi dado ênfase na alfabetização matemática e, no ano de 2015, trabalhamos a interdisciplinaridade. Neste ano de 2016, o foco é a criança com dificuldades de aprendizagem, ou seja, que todas as crianças se apropriem da alfabetização até o final do terceiro ano completando o ciclo da alfabetização”, explica a coordenadora do PNAIC, Jucela Regina Pinotti.

Segundo o Censo Escolar, 98% das crianças brasileiras de seis anos são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental e alfabetizá-las bem significa oferecer-lhes uma base sólida para um percurso escolar de sucesso e dar um passo importante para a qualidade, a inclusão e a equidade da educação.

O Pacto estabeleceu como eixo principal a formação continuada de docentes, com o apoio de material específico. As ações são complementadas por outros eixos de atuação como materiais didáticos e pedagógicos para uso com crianças, avaliação e controle social e ainda mobilização. (Assessoria de Imprensa)

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais