Educação

Lance Notícias | 24/07/2021 15:24

24/07/2021 15:24

54224 visualizações

Professores da rede municipal de ensino de Xanxerê recebem capacitação

Dando continuidade à programação realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê em ofertar formação continuada aos professores da rede durante o ano letivo, nesta semana os professores participaram de uma formação referente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os docentes receberam capacitação da trajetória de implementação da BNCC e especificamente para cada ano/série ou […]

Professores da rede municipal de ensino de Xanxerê recebem capacitação

Dando continuidade à programação realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê em ofertar formação continuada aos professores da rede durante o ano letivo, nesta semana os professores participaram de uma formação referente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os docentes receberam capacitação da trajetória de implementação da BNCC e especificamente para cada ano/série ou faixa etária na qual o professor atua, bem como orientações de como desenvolver as habilidades ou objetivos específicos para cada ano série por meio da prática educativa elaborada através de sequência didática e do atendimento ao continuum curricular com ênfase as competências socioemocionais. Na oportunidade também os professores do 1º ao 5º ano receberam formação específica com relação a alfabetização e letramento.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Vera Lucia, Correa, a formação contou com palestra online com a temática “Da BNCC aos currículos: trajetória da Implementação em Santa Catarina”. A palestra foi promovida pela UNOESC Xanxerê, além de formações online e presenciais também organizadas pela universidade. A capacitação também contou com a parceria dos formadores do Programa ACERTA BRASIL.

– Compreendemos que estamos vivenciando um ano particularmente atípico, em que muitos alunos, pelo distanciamento das escolas e pela dificuldade de interação com os professores não desenvolveram as habilidades essenciais referentes ao ano/série em que estão frequentando, portanto, faz-se necessário oportunizar aos docentes formação adequada para que possam colaborar de forma eficiente para que o aluno se desenvolva em sua integralidade, superando as suas fragilidades – destacou a secretária Vera.

Durante a formação foi ofertado aos professores a palestra de sensibilização para formação online com o tema “Engajamento e criatividade em sala de aula”, em parceria com o SEBRAE.

O presidente do Conselho Municipal de Educação (COMED), Claudio Luiz Orço, enfatizou que a BNCC é considerada um marco da Educação brasileira. E juntamente com o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense objetivam garantir a qualidade e a equidade na oferta da Educação em nossos municípios.
– Não se trata de um documento finalizado em si. E sim, é uma construção constante que deverá valorizar as especificidades de cada município e região. A formação continuada proporciona uma reflexão sobre as nossas práticas pedagógicas e, por conseguinte, as mudanças nas nossas concepções de Educação, de avaliação e de construção do conhecimento na sala de aula, garantindo assim, o protagonismo dos nossos educandos. Esse processo se constrói na coletividade, estudando, refletindo, ouvindo, trocando experiências e aprendendo uns com os outros, respeitadas as individualidades e os contextos em que estão inseridos – finalizou Orço.

Deixe seu comentário