Educação

Lance Notícias | 01/07/2020 08:39

01/07/2020 08:39

68290 visualizações

Professores de Xanxerê reinventam modo de ministrar aula na quarentena

Suspensas desde o dia 19 de março em função da pandemia, as aulas da rede municipal de ensino de Xanxerê seguem sendo ministradas de maneira virtual. As atividades ficam disponíveis no site da Prefeitura de Xanxerê e os professores permanecem disponíveis via WhatsApp para esclarecer eventuais dúvidas. O grande desafio para estes profissionais, segundo a […]

Professores de Xanxerê reinventam modo de ministrar aula na quarentena Foto: Prefeitura de Xanxerê

Suspensas desde o dia 19 de março em função da pandemia, as aulas da rede municipal de ensino de Xanxerê seguem sendo ministradas de maneira virtual. As atividades ficam disponíveis no site da Prefeitura de Xanxerê e os professores permanecem disponíveis via WhatsApp para esclarecer eventuais dúvidas. O grande desafio para estes profissionais, segundo a Secretaria Municipal de Educação, é a forma de dar a aula, de maneira totalmente inovadora, com vídeos explicativos e interativos, atividades diversificadas e até auxilio de objetos como quadros ou fantoches são válidos para auxiliar na aprendizagem dos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação ressalta que todas as atividades desenvolvidas e postadas semanalmente são pensadas e organizadas através de videoconferência por vários professores, de forma que os alunos não percam o conteúdo do ano letivo e tenham um aprendizado de qualidade.

De acordo com a professora de Inglês do primeiro ao nono ano da rede municipal, Giuliana Iop, com o passar do tempo os profissionais se acostumaram com a nova rotina.

– Encaro esta nova forma de ministrar aula como um desafio e não um problema. Os alunos possuem livros, porém montamos atividades explicativas por vídeos e áudio, que são encaminhadas via WhatsApp. Para deixar mais interativo, eu gravo diariamente uma chamada da aula no aplicativo Tik Tok, é uma forma de brincar e gerar curiosidade, interesse e interatividade com os alunos – disse.

Para a Giuliana, o conteúdo ministrado está acompanhando o mesmo ritmo de quando as aulas eram presenciais.

– Não podemos focar só na matéria, mas sim no aluno e como está sendo esta novidade, receptividade das atividades e principalmente o aprendizado – falou.

Segundo a professora de Inglês do pré ao quinto ano da rede municipal, Estela Márcia de Lima Paz, que também é mãe, o próprio filho serviu de base e estímulo para elaborar as aulas online.

– Meu filho gosta de mexer com aplicativos e é algo comum nesta idade, por isso procurei usar este recurso para tornar as aulas mais atrativas para meus alunos, e principalmente para que eles não sintam que estou distante. Um dos apps me permite gravar as páginas do livro e explicar ao mesmo tempo, o que é ótimo pois eles sentem que estou perto, como na sala de aula – concluiu.

Outro incentivo criado pela professora é o Aluno Destaque da Semana, que estimula as crianças para participar cada vez mais das aulas. Ressaltando que as atividades desenvolvidas em conjunto pelos professores são pensadas de acordo com a atual realidade, visando mais simplicidade, mas ao mesmo tempo contribuindo para a aprendizagem dos alunos.

Deixe seu comentário