Professores do campus de Xanxerê relatam suas experiências na docência

27 de julho de 2016 17:13
Educação Compartilhar no Whatsapp
Professores do campus de Xanxerê relatam suas experiências na docência Atividade de Abertura do Semestre (1) (Foto: Divulgação)

 

Dirigentes, coordenadores de curso e docentes da Unoesc Xanxerê participaram de uma atividade diferenciada na última sexta-feira (22). Na oportunidade, três professores do campus relataram suas vivências na docência, em um evento promovido pela Diretoria de Graduação e Assessoria Pedagógica.

Intitulado “Conversa de professor: o que tenho a dizer sobre a experiência da docência?”, o evento objetivou refletir sobre a docência enquanto uma experiência que constitui o professor, no sentido da promoção da profissionalização docente.

Na abertura do evento, o presidente da Funoesc e vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, salientou a importância da formação continuada dos docentes como forma de qualificar continuamente o processo pedagógico.

Na sequência, os professores Francielle Garghetti Battiston, Marciano Forest e Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, individualmente, relataram suas experiências na docência.

 

Caminhos metodológicos

Em sua fala, a professora Rossaly iniciou destacando um breve histórico de sua carreira docente. Após, pontuou os princípios norteadores de sua atuação e fez considerações sobre sua prática em sala de aula.

“Há muitos desafios na docência, mas gosto do que faço e tenho orgulho de ser membro do corpo docente de nossa instituição”, afirmou a professora.

Prosseguindo, o professor Marciano, de forma bem-humorada, ressaltou também um pouco de sua história como professor e indicou caminhos metodológicos na área em que atua (Matemática).

“Costumo cobrar muito de meus estudantes em sala, mas não me furto em auxiliá-los no que necessitam para serem os melhores profissionais em suas áreas”, observou.

Por fim, a professora Francielle recordou com saudosismo de seu início profissional, a motivação recebida dos pais, e teceu considerações sobre os aspectos positivos e os desafios que permeiam a carreira de professor.

“Considero importante ser flexível, mas exigente, e separar os papéis entre professor e aluno”, indicou.

Após a fala dos três professores, houve momento para considerações dos participantes.

 

Evento semestral

Avaliando o evento, o diretor de Graduação da Unoesc Xanxerê, professor Claudio Luiz Orço, considerou o evento fundamental para indicar caminhos e alternativas pedagógicas a partir da experiência do outro.

“Foi uma atividade muito importante para refletirmos sobre as práticas docentes, partindo da realidade em que vivemos e valorizando os profissionais do campus, que muito podem contribuir para a constante melhoria do processo ensino-aprendizagem”, analisou.

A intenção da Diretoria de Graduação e da Assessoria Pedagógica é realizar o evento semestralmente no campus, como abertura do semestre letivo.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais