Professores participam do VI Grande Encontro Kaingang do Projeto Ação Saberes Indígenas

4 de dezembro de 2018 08:36 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Professores participam do VI Grande Encontro Kaingang do Projeto Ação Saberes Indígenas Foto: divulgação

Na última semana, a Escola Indígena Cacique Karenh – Toldo Imbu, do município de Abelardo Luz, realizou o VI Grande Encontro Kaingang do Projeto Ação Saberes Indígenas. Durante dois dias, os professores das terras indígenas Toldo Imbu, T.I. Xapecó e T.I. Toldo Ximbang estiveram reunidos juntamente com os anciões para trocar experiências, trazer à memória a cultura dos antepassados e realizar apresentação de projetos desenvolvidos nas escolas.

O Projeto Saberes Indígenas contou com a participação de aproximadamente 170 professores. Essa é uma ação do Governo Federal, em parceria com a UFSC, que busca promover a formação continuada de professores indígenas, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais.

Altair Alves de Oliveira, coordenador pedagógico da EIEF Cacique Karenh, destacou a importância de reunir os professores para essa troca de informações. Segundo ele, foram dois dias de muito conhecimento, especialmente por envolver os anciões que relembraram a tradição da cultura indígena.

– Foram desenvolvidas atividades em sala de aula e depois a campo. Essa ação é muito importante, pois faz esse resgate cultural que com o passar do tempo cai no esquecimento por conta dessa socialização de não índio com índio. Então é muito gratificante por ter fortalecido nossa cultura – comenta Altair.

A professora do 1º ano da EIEF. Cacique Karenh, Janete Ferreira, desenvolveu o projeto Carijó, que resgata a colheita da erva-mate. Com a maquete foi possível demonstrar como os índios colhiam e secavam a erva para ser utilizada inclusive como remédio. Concomitantemente trabalhou o projeto sobre ervas medicinais.

– As nossas crianças, e até mesmo os adolescentes, não sabiam como era feita a erva-mate que vemos hoje. Esse projeto é multidisciplinar e pode ser aplicado nas disciplinas de Ciências, Matemática, Português e eu trabalhei com as crianças a campo na qual eles plantaram as mudas, ensinei como cuidar de uma planta e eles gostaram muito. Esse projeto foi bom para conhecerem nossa cultura – comenta a professora.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais